A Associação dos Municípios do Acre (Amac) segue avançando na execução do orçamento geral da União 2017 superando as expectativas da nova gestão. No início do segundo semestre a instituição já empenhou 65% dos R$ 141 milhões destinados aos municípios. Os dados estão disponíveis no Portal de Transparência do Governo Federal.
A equipe da Amac nesse ano superou o recorde de elaboração de projetos e pagamentos referentes aos anos anteriores. Até agosto, foram cadastradas 600 propostas nos sites do SINCOV, FNS, FNAS.
O diretor executivo da Associação, Marcio Neri, destacou que em agosto desse ano, a saúde liberou R$ 30 milhões do PAB – recursos para custear as ações básicas nos municípios – superando a liberação do ano de 2016.
Para a presidente, prefeita Marilete Vitorino, o novo método de trabalho da instituição, “se aproximando mais das cidades e do cidadão” é o diferencial nos resultados conquistados até o mês de agosto desse ano. Ela cita a atuação da bancada federal e o perfil dos novos gestores.
“A Amac conta com uma ampla mobilização dos novos prefeitos em Brasília, batendo nas portas dos deputados e senadores, dos ministérios, discutindo saídas e buscando recursos extra emenda, para alavancar a economia local”, acrescentou Marilete.
Ainda de acordo Marilete, até o final do ano a instituição espera liberar mais empenhos e pagamentos. Ela afirma que essa é uma conquista da unidade politica existente, principalmente, na atuação da bancada federal.
“Isso mostra que existe um esforço concentrado de todos os senadores e deputados federais, até de nossa bancada estadual, vereadores das cidades. Quando fazemos política sem o olhar partidário, mas o coletivo, os resultados são satisfatórios e beneficiam toda a população” concluiu a presidente.