“Me fantasio para que meus alunos sejam os heróis durante as provas”, diz professor da Ufac

Medo e tensão na hora de uma prova são emoções comuns em sala de aula. Mas quando, de repente, o temido Pennywise entra na sala, a situação ganha ares lúdicos e a tensão diminui. Esse é o objetivo do professor universitário Giovanni Casseb, de 39 anos de idade, do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Turma entrou na brincadeira junto com o cosplay de Pennywise, criatura do filme “IT – A Coisa”. Foto: Reprodução

Atuando há nove anos como efetivo de carreira no magistério superior, Giovanni conta à equipe da ContilNet que as produções tiveram início após ser convidado para uma aula da saudade com o tema “Moulin Rouge”. “No outro ano, recebi um novo convite com o tema ‘Tomorrowland’, e fui fantasiado como Coringa. Durante o curso da disciplina de fisiopatologia, que é particularmente difícil para muitos alunos, uma acadêmica enviou um e-mail dizendo que a prova era “A Hora do Pesadelo”, igual ao filme. Peguei a deixa e apliquei o teste fantasiado de Freddy Krueger”, explicou.

Giovanni como Freddy Krueger, vilão da série de filmes “A Hora do Pesadelo”. Foto: Reprodução

Embora pareça exagero para alguns, o docente afirma que a ação lúdica incentiva positivamente os estudantes no momento dos exames: “Se acertarem as questões, incluindo prova oral, eles são os heróis e derrotam o vilão. Gosto de prova oral porque eles serão médicos e os pacientes fazem perguntas de todo tipo, então, em uma prova oral com eles, busco saber o diagnóstico e no final, se as respostas forem corretas, o paciente é diagnosticado e curado”.

Arqui-inimigo de Batman, o Coringa também foi uma fantasia utilizada na Ufac. Foto: Reprodução

Sobre a próxima produção, Giovanni mantém segredo, mas garante que a brincadeira “Heróis contra Vilão” irá continuar, porém apenas em sala de aula. “Nunca participei de competições de cosplay. Só faço isso em sala de aula, como forma de amenizar o impacto do desempenho acadêmico”, disse.

PUBLICIDADE