O senador Jorge Viana aproveitou a sessão do Senado, no início da noite desta quarta-feira, 13 de dezembro, para cobrar das companhias aéreas que ofereçam à população do Acre novos voos. “A situação se agrava a cada dia. As pessoas não podem mais adquirir passagens aéreas daqui até o final do ano porque não há mais voos, estão todos lotados”, lamentou. “É uma situação inaceitável”.
Ele defendeu que as duas maiores companhias aéreas nacionais –TAM e Gol – coloquem à disposição da população mais passagens aéreas para voos que têm como destinos e origens as cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
“Quando nós tentávamos diminuir a alíquota de ICMS do combustível da aviação, era para que pudéssemos condicionar as empresas a ampliarem a oferta de voos”, lembrou. “Quem quiser sair do Acre ou ir para o Acre de avião, até o final do ano, não tem como ir porque não tem voos. Os voos diários que temos pela noite estão lotados”.
O senador se mostrou preocupado e anunciou que vai propor às empresas que não deixem os usuários do transporte aéreo sem voo justamente durante as festividades de fim de ano. “O apelo que estou fazendo aqui é para que as empresas aéreas ofereçam voo extra”, disse.
Ele encaminhará nesta quinta-feira, 14 de dezembro, ofício às empresas aéreas para atenda à demanda. “Não é possível que a gente viva assim. A alternativa que resta é pegar um ônibus ou um carro e demorar quatro dias e quatro noites para chegar ao meu estado. Só tem essa alternativa”, disse. “Faço um apelo à TAM, à Gol e à Associação das Empresas que ponham voos extras para o Acre”.