Parceria entre SENAI e Boot Norte qualifica profissionais para indústria de calçados

Instalada no Acre desde 2016, a Boot Norte, empresa especializada na fabricação de botas voltadas para segurança no trabalho, é a única indústria de calçados do Acre. Produzindo atualmente 150 pares de sapatos por dia, o empreendimento conta com a parceria do SENAI para qualificar mão de obra para o segmento e assim aumentar sua capacidade produtiva.

Desde o dia 26 de fevereiro, 18 alunos estão participando de curso de montagem e modelagem de calçados/Foto: Ascom

Esmerino Ribeiro Valle Neto, sócio-proprietário da Boot Norte, revela que o pioneirismo da indústria no ramo de calçados no Acre teve o apoio do SENAI desde o início. “Quando fomos começar os trabalhos aqui no Estado não havia profissionais capacitados para essa atividade. Então fizemos uma parceria com o SENAI em que foram qualificadas naquela oportunidade 20 pessoas. Foi um excelente curso, ministrado por profissional de alta qualidade que veio de Minas Gerais”, recorda Neto, que é popularmente conhecido por Pataco.

Agora, visando ampliar o número de funcionários para aumentar sua produção, a Boot Norte fez uma nova parceria com o SENAI. Desde o dia 26 de fevereiro, 18 alunos estão participando de um curso de montagem e modelagem de calçados. A capacitação se estenderá até 25 de abril, com carga horária de 160 horas.

Esmerino Ribeiro Valle Neto, sócio-proprietário da Boot Norte, revela que o pioneirismo da indústria no ramo de calçados no Acre teve o apoio do SENAI desde o início/Foto: Ascom

“De imediato, devemos contratar de quatro a cinco funcionários entre esses alunos que estão fazendo o curso para atingirmos o objetivo de ampliarmos nossa produção para 200 pares de sapatos por dia. Quando a indústria estiver a todo vapor pretendemos ter entre 60 e 70 funcionários. Atualmente geramos 16 empregos diretos”, ressalta Pataco.

Instrutor do curso, Gabriel Rebouço Franco, que é chefe de Produção da Boot Norte, detalha que os alunos estão aprendendo todo o processo de confecção de um calçado. “Estamos ensinado desde o corte do couro, aviamentos, parte de montagem, de colocar a forma no cabedal, costuras traseira, lateral e dianteira, montagem da sola com cabedal, queimação de linha e ensacagem de embalagem, enfim, todo o passo a passo. Ao término do curso todos estarão certificados e sabendo fazer o sapato do começo ao fim”, enfatiza Franco.

César Dotto, diretor-regional do SENAI, reforça que a parceria com a Boot Norte evidencia a importância da formação profissional com qualidade. “Após os resultados satisfatórios que obtivemos já no início da instalação da Boot Norte no Acre, estamos realizando agora novas capacitações e ficamos profundamente agradecidos e admirados pela oportunidade de trabalho gerado aos alunos e pela ousadia da Boot Norte que, mesmo em um momento difícil, continua realizando importantes investimentos no Estado”, destaca Dotto.

Oportunidade de ouro e conhecimento adquirido

Os alunos que estão participando do curso exaltam a oportunidade de capacitação que estão recebendo. É o caso de Gleicilene Dias dos Santos, de 28 anos. “Estou entusiasmada com o curso. Posso dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo por conseguir essa chance de aprendizado. Estou me esforçando para ser contratada, porém, se isso não ocorrer no momento, já estarei muito satisfeita pela qualificação”, comenta.

Carlos Santiago garante que já aprendeu muito desde que a capacitação teve início, sobretudo a importância do trabalho em equipe/Foto: Ascom

Há dois anos sem emprego formal, Carlos Santiago, de 27 anos, também é aluno do curso. Ele diz que já aprendeu muito desde que a capacitação teve início, sobretudo a importância do trabalho em equipe. “Aqui cada um desempenha uma função, no entanto, é preciso que todos deem o seu melhor para que tenhamos a perfeição no produto. Estou muito contente com essa oportunidade de ouro, pois mesmo que eu não seja selecionado para uma das vagas na indústria, terei meu currículo enriquecido e em breve conseguirei um emprego”, frisa Santiago.

PUBLICIDADE