Filho de seringueiros e irmão de seis filhos, a história do empresário acreano, Manoel Francisco Lopes de Miranda, impressiona a todos, pela garra, superação e emoção. Trabalhando desde os 12 anos, Francisco hoje é gerente de uma das maiores concessionárias do estado .
Em entrevista concedida à ContilNet na manhã desta segunda-feira (9), Manoel falou sobre sua história de vida: um garoto, ainda sem perspectivas, que aos 12 anos, começou a vender pedaços de fita durex pra ajudar a família com os gastos, além de realizar trabalhos como engraxate, vendedor de peixe e banana.
“Precisava ter responsabilidade desde cedo, ajudar a família e tomar um rumo pra minha vida. Mesmo sendo uma criança, eu sabia que precisava ser útil”, comentou.
O acreano argumentou ainda que mesmo com as dificuldades da vida, nunca abandonou os estudos, pois acreditava no seu futuro.
“Sabia que precisava continuar com o que eu tinha pra ter base para o meu futuro. Assim, consegui ser empregado em uma loja que fui apresentado ao dono. Comecei como carregador e nos serviços de limpeza e, em seguida, foi reconduzido para outra empresa, em um cargo melhor”, relembrou.
Francisco hoje é gerente comercial do Agro Norte Mitsubishi Motors, localizada na Via Chico Mendes, em Rio Branco.
“Existem dois caminhos na vida: o sucesso e a malandragem. Escolhi o sucesso”
Ao falar do início de sua vida como empreendedor, o gerente da Agro Norte lembrou que as suas iniciativas e ideias, sempre foram motivadoras. Francisco resgatou a primeira conquista, há muitos anos, quando conseguiu trazer ao Acre, as primeiras motocicletas elétricas.
“Eu precisava inovar. Inovar sempre foi a minha direção. Isso precisa estar no foco que decide lutar pelo próprio negócio”, explicou.
Ao falar sobre a iniciativa privada no estado e a luta pelos próprios sonhos, Lopes acredita que há dois caminhos na vida a serem trilhados, opcionalmente: “O caminho do sucesso e o da malandragem. Seguir o primeiro não é tão fácil, mas garante a honestidade. Decidi optar por esse. Não desistir é o primeiro passo”.
Iniciativa privada e desafios
Ao ser questionado sobre as possibilidades ofertadas pelo estado para capacitar futuros empreendedores, disse: “Não somos incentivados a produzir o próprio negócio, porque as taxas tributárias são altíssimas e não valorizam o que esse Acre produz. O governo deve promover um estado onde haja menos dependência”.
De acordo com seu posicionamento, precisa-se de incentivo na área de produções tecnológicas e capacitação para os jovens que estão no processo de construção do próprio futuro.
“A educação e a utilização dos nossos próprios recursos podem produzir desenvolvimento”.
Miranda também relatou seu interesse por ingressar no cenário político acreano e a possibilidade de disputar a carreira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac): “Pretendo trabalhar para o nosso estado, reforçando a ideia de que seja necessário, de fato, ter um governo parceiro do povo”, frisou.
Agro Norte Mitsubishi: Um conglomerado em constante expansão
Há exatamente 35 anos no estado, oferecendo as mais sofisticadas máquinas do mercado, a Agro Norte Mitsubishi dispõe de beleza, tecnologia avançada e um excelente atendimento.
Para maiores informações, os interessados podem acessar o site e/ou entrar na página oficial no Facebook da concessionária.
O Grupo Mitsubishi é o maior conglomerado asiático e está presente no mercado de bens imóveis, hotelaria, construção, transporte, mineração, seguros, maquinaria, automotores e no setor aeroespacial. Além disso, participa ativamente em campanhas para preservação ambiental e no desenvolvimento de pesquisas científicas, como as que visam a cura do câncer e da Aids.
Atualmente, o grupo possui mais de 200 grandes empresas, com atuação em 180 países. Nesse rol, estão a cervejaria Kirin, as câmeras Nikon e diversas outras grandes marcas do cenário mundial. Somente no Japão, o conglomerado emprega mais de 1 milhão de pessoas.