A rede de televisão ABC cancelou, nesta terça-feira, a série cômica Roseanne, estrelada pela atriz Roseanne Barr. A decisão se deu apenas horas depois de a artista publicar, no Twitter, um comentário racista sobre uma ex-assessora de Barack Obama, Valerie Jarrett.
Ela escreveu: “Irmandade muçulmana & Planeta dos Macacos tiveram um bebê = VJ”, as iniciais de Jarrett. A atriz apagou o comentário em seguida, mas não antes de ele viralizar nas redes sociais. Barr é conhecida por ser uma ferrenha apoiadora do governo de Donald Trump.
“O tuíte de Roseanne é repugnante, repulsivo e inconsistente com os nossos valores”, afirmou a presidente do grupo ABC, Channing Dungey, em comunicado à imprensa.
Antes do posicionamento da ABC, membros do elenco e da produção chegaram a afirmar que não voltariam à série por causa da declaração de Roseanne, entre eles a roteirista Wanda Skyes e a atriz Sara Gilbert, que interpretava a filha da protagonista.
Originalmente, a sitcom Roseanne foi ao ar entre 1988 e 1997. A série foi retomada em março deste ano pela emissora ABC, e foi muito bem recebida pelo público.
Diante da repercussão, Barr escreveu um novo post pedindo desculpas a Valerie e todos os americanos pelo comentário de cunho racista. “Eu sinto muito por fazer uma piada ruim sobre sua política e visual. Deveria ter pensado melhor.” Ela também anunciou que estava deixando o Twitter.