Reunindo políticos, representantes de órgãos públicos, forças da segurança pública e militantes dos direitos humanos, acontece nesta sexta-feira (29), no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a primeira edição do Fórum de Debates voltado para as soluções da violência sob o olhar das vítimas.
A organização do evento é uma ação da deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB), que além de exercer suas funções parlamentares, também é a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia. O principal objetivo do encontro é desenvolver propostas que ajudem a diminuir os índices de criminalidade no Estado.
Durante o evento, quatro painéis temáticos serão discutidos pelos participantes: Proteção da Vítima e Rede de Assistência ao Dependente Químico; Combate ao Crime e Fronteira; Mulheres e Jovens no Tráfico; e Crimes e Punições.
“Hoje, o Acre tem índices de homicídio alarmantes. Precisamos reverter este números. Por este motivo, reunimos a sociedade civil organizada para apontarmos soluções para este problema. Sim, é dever do Estado prestar a segurança pública, mas é uma obrigação de todos colaborar para a segurança social. Temos que parar de falar apenas dos problemas sem pensar nas soluções, e elas são exatamente o foco desse encontro”, afirmou Sinhasique.