Desenvolver o espirito empreendedor e preparar os jovens para o sucesso, esse é o principal objetivo da ONG Junior Achievement no Acre. A instituição, que aplica projetos de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho em escolas públicas e privadas, selecionou duas miniempresas do Estado para participar de uma competição nacional, que acontecerá nos dias 17,18 e 19 de agosto, em Porto Alegre (RS). O evento é uma realização da instituição em parceria com a DELL e irá premiar a melhor miniempresa do país.
“Nós temos mais de 30 projetos aplicados em sala de aula por todo país, entre eles está o Miniempresa, onde os alunos do segundo ano do ensino médio são desafiados a criar e manter uma empresa durante 15 semanas”, explica a diretora executiva no Acre, Késia Façanha. As duas miniempresas selecionadas foram desenvolvidas por anos de escolas públicas de Rio Branco que produziram luminárias feitas de garrafas recicladas e óculos de realidade virtual feitos de papelão.
O projeto miniempresa é aplicado nas escolas por voluntários que atuam como mentores no processo de criação, divulgação e venda dos produtos, ensinando aos alunos aspectos importantes da iniciativa privada como fluxo de caixa, produção, controle de vendas, marketing, sustentabilidade e etc.
Para a aluna Stéphany Vitoria, uma das representantes que irá participar do prêmio, o Miniempresa proporcionou uma experiência única de desenvolvimento pessoal e profissional. “Além de todas as habilidades que desenvolvemos durante o projeto como trabalho em equipe, noção de mercado e empreendedorismo, agora temos a chance de estar entre as 15 melhores miniempresas do país e quem sabe trazer esse prêmio para o Acre”, comenta a estudante.
Durante a competição, os alunos irão expor e vender seus produtos em feira aberta ao público em Porto Alegre e apresentar através de um “pitch” suas ideias para uma banca de jurados.
Sobre a Junior Achievement
A JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, estimulando e desenvolvendo estudantes para o mercado de trabalho através do método “Aprender-fazendo”. Levando educação financeira, preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo, nós geramos caminhos para que os jovens estejam preparados para os desafios e carreiras da nova economia.
Desde sua fundação no Brasil, em 1983, nossa rede contou com a colaboração de mais de 150 mil voluntários e atendeu mais de 5 milhões de estudantes em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Com 118 países membros, a rede JA Worldwide é alimentada por mais de 472 mil voluntários e mentores, que atendem mais de 10.5 milhões de jovens por todo o mundo em cada ano. Atualmente existem 100 milhões de ex-alunos no mundo, além de 3.700 colaboradores e 8.000 conselheiros.