Prefeitura de Rio Branco alerta sobre problemas decorrentes de tabagismo

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza nesta quarta-feira (29), nova mobilização de alerta ao males do fumo. Coordenada pela Área Técnica de Controle do Tabagismo da Semsa, a ação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Máximo Diogo Magalhães, no Conjunto Jequitibá, na Regional Calafate, das 8h às 12h. A programação inclui palestras e gincanas.

O evento objetiva potencializar as ações de prevenção e tratamento que acontecem ao longo de todo o ano. Instalada nas dependências da Semsa, a AT de Controle do Tabagismo dá suporte às unidades espalhadas pela capital, onde são mantidos os grupos terapêuticos. Todas as unidades de Rio Branco dispõem de uma equipe multiprofissional, que acolhe o paciente e o avalia através de testes específicos.

Neste segundo semestre de 2018, a Área Técnica de Controle do Tabagismo ampliou para 15 o número de grupos de enfrentamento ao uso do fumo, contemplando a grande maioria das regionais geográficas do município.

O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, são encontradas mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O alcatrão e a nicotina são exemplos dessas substâncias maléficas ao organismo. A nicotina age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite e desencadeia náusea e vômito. Já o alcatrão, que é formado por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.

O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes.

PUBLICIDADE