Em um espaço de 11 dias, mais um reeducando fugiu da unidade Penitenciária Francisco de Oliveira Conde (Foc), sem deixar rastros e de forma misteriosa. A falta dele foi percebida pelos agentes penitenciários na tarde de segunda-feira (18), quando foram fazer a contagem dos presos nas celas.
Leandro Xavier de Barros estava alojado na cela 16 do Pavilhão “C”, foi preso em 2010 durante ação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas no Aeroporto de Rio Branco. Na época, ele foi preso com mais de 16 kg de cocaína de origem da Bolívia rumo a São Luiz do Maranhão.
Na cela em que estava não havia sinais de arrombamento de grade, buraco na parede ou qualquer outro meio que lhe proporcionasse a fuga. Assim como na cela de Maxwell Viana do Nascimento, que fugiu também misteriosamente no dia 7 deste mês, da cela 11 do pavilhão “F”, na mesma unidade Penitenciária.
Nos dois casos, a direção do presídio informa que abriu procedimento administrativo para apurar como se deram as fugas. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas e agentes interrogados.
No caso de Maxwell Viana, a suspeita é de que ele tenha saído vestido como um agente penitenciário com bala clava e ainda teve apoio de um veículo para sair da unidade.