A população de Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard terá o sinal analógico de TV desligado às 23h59 desta quarta-feira (31). Com a mudança, cerca de 130 mil domicílios da região assistirão à programação da TV aberta apenas pelo sinal digital, com muito mais qualidade de som e imagem.
Para informar e orientar a população sobre essa mudança e como se preparar para receber o sinal digital, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, desenvolveu um extenso trabalho nos últimos seis meses. Foram dezenas de ações de mobilização social, realizadas com o apoio de prefeituras, ONGs, antenistas, voluntários e mobilizadores, além da campanha em TV, rádio, jornal e redes sociais.
Para facilitar o acesso da população de menor renda à antena digital e ao conversor, a Seja Digital distribuiu kits gratuitos com esses equipamentos que possibilitam que as famílias possam assistir aos canais abertos pelo sinal digital, mesmo em televisores antigos. Ao todo, mais de 46 mil unidades já foram retiradas na região e, mesmo após o desligamento do sinal analógico, a entidade continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias.
A aposentada Neuza Lemos, 75 anos, moradora do bairro Calafate, em Rio Branco, retirou o kit gratuito em julho. “Eu achava que não tinha direito, mas minha filha foi até o Terminal Urbano, onde tem um posto de atendimento, e lá as moças verificaram que eu podia retirar a antena e o conversor de graça! Peguei o kit no outro dia e já instalei correndo. Antes eu só conseguia assistir um canal porque os outros chiavam muito. Agora está tudo perfeito”, comemorou.
A expectativa é que a região de Rio Branco siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo, 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.