O Palmeiras foi o clube brasileiro que teve a maior valorização de marcas em 2018. Em levantamento realizado pela empresa de consultoria e auditoria BDO, obtido com exclusividade pelo Valor Econômico, o Verdão obteve um crescimento de 36% em relação a 2017. O Flamengo segue como líder na pesquisa.
“O que alavanca o Flamengo são os bons patrocínios, que foram aumentados. Além disso, embora não tenha o maior tíquete médio de ingressos nos estádios, o Flamengo tem o maior público do Campeonato Brasileiro”, afirma Carlos Aragaki, sócio do departamento de esportes da BDO e autor do levantamento ao Valor Econômico.
Veja o TOP – 15:
Flamengo: R$ 1,95 bilhões (15% de crescimento);
Corinthians: R$ 1,74 bilhões (9% de crescimento);
Palmeiras: R$ 1,52 bilhões (36% de crescimento);
São Paulo: R$ 1,97 bilhões (20% de crescimento);
Grêmio: R$ 667 milhões (6% de desvalorização);
Cruzeiro: R$ 555 milhões (14% de crescimento);
Atlético-MG: R$ 510 milhões (1% de crescimento);
Internacional: R$ 503 milhões (20% de desvalorização);
Santos: R$ 422 milhões (9% de crescimento);
Vasco: R$ 397 milhões (4% de crescimento);
Fluminense: R$ 340 milhões (5% de crescimento);
Botafogo: R$ 304 milhões (26% de crescimento);
Atlético-PR: R$ 133 milhões (18% de desvalorização);
Coritiba: R$ 114 milhões (16% de desvalorização); e
Bahia: R$ 109 milhões (1% de desvalorização).
Segundo o Valor, “para chegar aos valores e criar o ranking, a consultoria considera 40 indicadores em três pilares: torcida (gama de consumidores), mercado (onde o clube está inserido) e receita (patrocínio, bilheteria etc). Os patrimônios dos clubes não são considerados nos cálculos, assim como a receita de vendas de jogadores”.