Carretas do Hospital de Amor de Barretos vão percorrer municípios acreanos atendendo mulheres

As mulheres acreanas estão muito perto de contar com um avanço significativo no que diz respeito à saúde preventiva.

É que está prevista para o próximo dia 20, a inauguração da unidade do Hospital de Amor de Barretos no Acre, considerado centro de referência nacional no tratamento de câncer. Excelência em oncologia, o Hospital de Amor de Barretos registra mais de 4,1 mil atendimentos por dia, oferecidos 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Carretas têm capacidade para realizar 57 mamografias e 70 exames de Papanicolau por dia (Foto: Júnior Aguiar)

A implantação e operação do “Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama”, será executado por meio de uma unidade fixa e duas unidades móveis. A construção da parte física está completa e a outra boa notícia é que as duas carretas que vão percorrer todos os municípios, realizando exames de mamografia e Papanicolau (PCCU) em todas as mulheres que se enquadrarem nos critérios de inclusão (que tenham de 40 a 69 anos para a prevenção do câncer de mama e 25 a 64 anos no caso do câncer de colo de útero), já chegaram ao Acre.

“Isso aqui representa mais saúde para as nossas mulheres. O diagnóstico precoce é essencial na luta pela cura de um câncer. Essas unidades móveis têm capacidade de realizar 57 mamografias e 70 exames de Papanicolau por dia. Isso vai ser muito importante para as mulheres que moram no interior”, destaca João Paulo Silva, diretor do Departamento de Atenção Primária, Ações Programáticas e Políticas Estratégicas (DAPE) da Sesacre.

A unidade fixa contará com toda a tecnologia de ponta e será dividida em alas onde serão realizados os exames, além disto, ainda contará com uma área para a realização de cirurgias de pequeno porte, além de toda área administrativa e área de educação continuada.

A capacidade é de mais de 8 mil procedimentos por mês. “Como vimos aqui a estrutura macro está toda pronta, restando apenas pequenos ajustes. Se tudo correr como o previsto, inauguramos a Unidade do Hospital de Amor no Acre já no próximo dia 20 de novembro”, destaca João Paulo Silva.

A implantação do Hospital de Amor no Acre deve beneficiar ao menos 90 mil mulheres em todos os municípios, reduzindo a incidência de câncer avançado no Estado.

PUBLICIDADE