29 de abril de 2024

Após impasse sobre espaço, Carnaval 2019 organizado pelo Governo é cancelado no Acre

O Carnaval 2019, organizado pelo Governo do Estado do Acre, está cancelado. Eliane Sinhasique, secretária de estado de Empreendedorismo e Turismo, fez o comunicado durante entrevista coletiva, concedida na manhã desta sexta-feira (15), na Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

A decisão foi tomada após a prefeitura de Rio Branco, vetar a realização da festividade na Avenida Brasil, região central da capital acreana, considerando que o evento traria transtornos aos condutores que circulam pelas principais vias do Centro da cidade e colocaria em risco o patrimônio público.

“Tivemos a informação oficial que a prefeitura de Rio Branco não liberaria a Avenida Brasil para realização do carnaval que estava sendo organizado pela nossa secretaria de Empreendedorismo e Turismo em parceria com a Acisa. E infelizmente, como não temos a liberação desse espaço nós anunciamos que o carnaval, organizado pelo governo, não vai acontecer”, declarou a secretária.

Secretária convocou coletiva de imprensa para anunciar cancelamento do Carnaval/Foto: ContilNet

Sinhasique justificou o cancelamento dizendo ser inviável a realização nos espaços sugeridos pela prefeitura, que recomendou aos organizadores buscarem um local mais adequado à promoção do Carnaval, colocando como opções o estacionamento da Arena da Floresta e a Gameleira. De acordo com a secretária, a Avenida Brasil seria um espeço inovador e de fácil acessibilidade.

“As sugestões que nos foram dadas são inviáveis. A Arena da Floresta é um lugar que está sem iluminação, cheio de mato, é muito grande e nós não teríamos condições financeiras de fechar todo aquele espaço para garantir a segurança dos foliões. A Gameleira também seria um espaço muito cansado. A gente entende que a Avenida Brasil, seria um lugar novo, central de convergência e estava todo mundo gostando desta ideia”, justificou.
Ainda segundo Sinhasique, os recursos para realização do carnaval seriam oriundos, exclusivamente, da iniciativa privada. Ela informou que, já haviam tomado todas as providências relacionadas a segurança dos foliões e dos espaços e instituições próximos do local onde seria realizado a festividade.

“Já tínhamos todo um planejamento com relação a segurança dos foliões, ao fechamento da praça e das instituições bancárias, que estão na avenida brasil, para não houvesse nenhum prejuízo para esses órgãos, também para o Casarão que é um espaço de cultura e memória. Então, já tínhamos tomado todas as providências em relação a isso, infelizmente, como não temos essa liberação, nós estamos suspendendo então, a organização e realização do carnaval promovido pelo governo do estado com recursos totalmente da iniciativa privada. Nós fizemos toda a captação de recursos e o governo não investiria um único centavo na realização deste evento”, destacou.
O presidente da Acisa, Celestino de Oliveira, presente na coletiva, disse que Associação era uma das parceiras do governo do Estado na realização do Carnaval na capital. Para ele, o cancelamento da festa irá resultar em prejuízos para a economia local.

“Se tratando de um evento dessa magnitude, alguns segmentos aguardam esse momento para expor suas mercadorias, para vender mais. São vários segmentos que irão ser prejudicados pela não realização deste evento”, disse Oliveira.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost