Ministra da Agricultura diz que o Acre acordou para o mundo e quer se desenvolver

A ministra da Agricultura, Teresa Cristina, disse nesta sexta-feira (22), durante suas agenda em Rio Branco, que o Acre acordou para o mundo e quer se desenvolver a partir do projeto do governador Gladson Cameli de abrir o Estado ao agronegócio, principalmente para o plantio de soja. Segundo ela, as metas do governador são de geração de emprego, renda e para trazer prosperidade para os acreanos.

“Com certeza ele está buscando conciliar o que o Acre tem de riqueza ambiental e de florestas com o desenvolvimento. O Acre só tem 13 por cento do território aberto (desmatado) e é possível ter até um pouco mais. Nesses 13 por cento tem que produzir e a soja é o carro chefe da agricultura brasileira, onde há o milho também. É preciso haver ração para bovinos, para porcos, para frangos. Essas cadeias produtivas vão gerar emprego, vão gerar renda e prosperidade pare a o Acre”, disse a ministra.

Ministra esteve na Fazendo Mariana participando da primeira grande colheira de soja/Foto: Odair Leal/Secom

Tereza Cristina fez a declaração ao participar, ao lado do governador Gladson Cameli, de parlamentares estaduais e federais, além de empresários de vários setores da economia estadual, principalmente do setor agrícola do Acre, da primeira colheita de soja no Estado. A colheita ocorreu na Fazenda Mariana, no quilômetro 16 da Rodovia 364, pertencente ao empresário acreano Raiolando Rosta, que está colhendo 500 hectares do produto. Ele começou com 40 hectares, chegou a 500 na safra atual e, ano que vem, afirmou, pretende plantar e colher 1.500 hectares. “Eu fico muito feliz com o que estou vendo aqui, que é o governador prestigiando e privilegiando o agronegócio. O Brasil tem uma vocação para o agronegócio. É inequívoca essa vocação e o Acre não pode ser diferente”, afirmou a ministra.

Para isso, segundo ela, o que é necessário é haja uma boa convivência entre as cadeias produtivas, sem a monocultura. “Eu tenho certeza de que, vindo a soja, outras culturas também virão. Fico muito feliz em ver que o Acre acordou para o mundo e quer se desenvolver”.


Ministra participou ao lado do governadordo Acre, de parlamentares e empresários da colheita das primeiras 500 hectares de soja no estado/Foto: Odair Leal/Secom

Quem é Teresa Cristina

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que se apresenta simplesmente como Tereza Cristina, de 65 anos, é uma engenheira agrônoma, empresária e política brasileira filiada ao DEM. É deputada federal em segundo mandato, pelo Mato Grosso do Sul. É líder da Bancada Ruralista e atual Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

PUBLICIDADE