Justiça solta André Maia, mas ele não poderá reassumir a prefeitura de Senador Guiomard

Preso desde dezembro do ano passado, o prefeito de Senador Guiomard, André, Maia, foi solto nesta sexta-feira (22). A ordem de soltura foi assinada pelo desembargador Laudivon Nogueira, relator do processo.

andremaia

André Mais foi solto nesta sexta-feira, 22

André, que passou 80 dias preso, é acusado de desviar cerca de cinco milhões de reais da prefeitura de Senador Guiomard, juntamente com Deusdete Cruz, que exercia o cargo de secretário de Finanças do município, além de um advogado e mais duas pessoas.

De acordo com a justiça, o prefeito teria frauado licitações, desviado verbas públicas e ainda tentou comprar apoio políticos de vereadores e outras lideranças do município.

Afastado desde dezembro de 2018, André Maia não poderá reassumir o cargo de prefeito. A mesma determinação do desembargador Laudivon, vale para o ex-secretário de Finanças, Deusdete Cruz.

O prefeito não poderá sair da cidade de Rio Branco, a não ser que seja com autorização da Justiça. A cada 30 dias terá que e apresentar em juízo, e também não poderá ir a nenhum setor da prefeitura de Senador Guiomard.

André Maia chegando em sua casa

Operação que culminou nas prisões

A Polícia Federal investigou um esquema de compra de favores, apoio político e desvio de verbas públicas na prefeitura de Senador Guiomard, no Acre. O prefeito André Maia (PSD), o secretário de Finanças, um advogado, um pregoeiro e o controlador-geral do município acabaram presos em dezembro de 2018, no âmbito da Operação Sarcófago.

A PF saiu às ruas para cumprir 25 mandados de busca e apreensão e 5 de prisões preventivas da Sarcófago e também da nova fase da Operação Ícaro. A investigação flagrou pagamento de propina dentro de uma funerária. O valor desviado foi de R$ 5 milhões.

PUBLICIDADE