Em reunião mantida nesta terça-feira (27) com o embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn, em Brasília, a deputada federal Perpétua Almeida (PC doB-AC) propôs um convênio que permita parceria entre a Bolívia e o Brasil para beneficiar estudantes acreanos de medicina naquele país, o que também beneficiaria as populações carentes, já que passaria a ser atendida por esses profissionais em formação. “Com esse convênio, traremos atendimento de qualidade para a população e ajudaremos na formação dos nossos jovens universitários, uma vez que temos mais de seis mil acreanos estudando na Bolívia”, afirmou a deputada, ao apresentar a proposta.
De acordo com a ideia, os estudantes acreanos que estudam medicina nas universidades da Bolívia passariam a fazer o estágio de conclusão de curso atendendo a população nos hospitais do Acre. “Essa parceria é extremamente importante. Temos uma carência muito grande de médicos”, justificou.
O embaixador demonstrou interesse pela proposta e relembrou a importância do Grupo Parlamentar Brasil Bolívia, na Câmara dos Deputados, que visa levar o país ao Mercosul. “Precisamos muito da ajuda da Câmara. Temos um desafio com a integração e precisamos continuar os trabalhos. Contar com a deputada como amiga da Bolívia é muito bom”, declarou José Kinn.
Perpétua Almeida disse ao embaixador que irá se dedicar aos trabalhos do Grupo Parlamentar Brasil Bolívia e que buscará mais celeridade ao projeto, que tramita na Câmara, para entrada do país andino no Mercosul. “É importante a entrada da Bolívia no Mercosul. Foi uma luta que iniciei no meu primeiro mandato como deputada Federal. A medida facilitará o reconhecimento dos diplomas dos estudantes brasileiros na Bolívia”, concluiu.