Sibá assume PT de Rio Branco e avalia possibilidade de apoiar reeleição de Socorro Neri

“Pacificar e poder olhar com tranquilidade para 2020”. Sob esse propósito, as principais tendências do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre, Democracia Radical (DR) e Articulação, chegaram a um acordo e conduziram o ex-deputado federal Sibá Machado à presidência da executiva municipal da sigla em Rio Branco.

A posse aconteceu na noite desta quinta-feira (7), na sede do partido. Ao no presidente da executiva municipal caberá a tarefa principal de conduzir o partido na Capital, bem como coordenar as candidaturas proporcionais (a vereador) e majoritária (a prefeito) para as eleições municipais do próximo ano.

Sibá Machado já foi presidente do diretório regional por dois mandatos, candidato a prefeito de Plácido de Castro, senador, deputado federal e, portanto, uma das lideranças políticas importantes do partido.

“É uma honra para mim. O PT saiu das eleições estaduais e agora precisa de um reposicionamento, uma reorganização e isso só é possível com o mínimo de unidade interna. É o que vamos buscar. Ainda não está em 100% mas houve o resultado de um amadurecimento e a partir de agora vou pegar no batente.”, declarou Sibá Machado ao ContilNet.

Ex-parlamentares, líderes comunitários e militantes compareceram à posse/Foto: cedida

Segundo ele, são duas as missões principais: depois de reorganizar o partido internamente, a ideia é alinhar o PT local com o debate nacional. “Vamos olhar o que o diretório nacional está propondo. A sociedade está contaminada por uma polarização. Nos dias 21 e 22 vamos participar do encontro nacional e ficar a par do que está sendo pensado no cenário do plano Brasil.”, disse.

Sobre a política local, o recém empossado presidente do diretório de Rio Branco explicou que irá acompanhar a atuação do diretório regional. “Vamos analisar a situação nos 22 municípios, a realidade interna e conversar com todos do PT. Precisamos envolver todos nós”, destacou.

Candidatura própria à prefeitura de Rio Branco
Indagado pela reportagem se o PT teria candidatura própria à prefeitura de Rio Branco nas próximas eleições, Sibá Machado disse que irão avaliar a hipótese e admitiu haver possibilidade de o partido não ser “cabeça de chapa”. “O PT sempre protagonizou os processos, mas entendo que na reconstrução da Frente Popular precisamos estar dispostos a uma boa avaliação. Vamos participar com foco no nosso legado e vamos analisar todos os nomes que serão colocados para o debate e o PT também deve ter nomes”, assinalou.

Lembrando que nas próximas eleições não mais existirão as coligações partidárias para chapas proporcionais, Sibá Machado avalia que podem haver dificuldades, mas acredita numa recomposição da Frente Popular para chapa majoritária.

“Tivemos a honra de governar a prefeitura da Capital por cinco vezes. Vamos dialogar com a sociedade. Esse é o afã. Temos uma boa parceria com a prefeita [Socorro Neri, do PSB] e queremos manter o diálogo. Vamos conversar com a nossa bancada de vereadores e isso é importante para o equilíbrio e a liberdade. Não será simples recompormos nossa unidade, mas queremos saber quem topa esse caminho”, concluiu.

PUBLICIDADE