Prefeito de Rodrigues Alves acusado de desvios rebate advogado acusador em nota

Não ficaram sem respostas as denúncias do advogado Emerson Soares, à Polícia e ao Ministério Público Federal, em Cruzeiro do Sul, veiculadas pelo ContilNet e outros meios de comunicação, informando o suposto sumiço de R$ 2 milhões destinados à compra de medicamentos para a secretaria de saúde do município de Rodrigues Alves, no Vale do Juruá. A denúncia do advogado incrimina diretamente o secretário de saúde de prenome Júlio e o prefeito do município, Sebastião Correia, 74 anos.

Sebastião Correa/Foto: reprodução

A reação da assessoria de comunicação da Prefeitura de Rodrigues Alves foi no mesmo tom, embora o nome o advogado não seja citado em momento algum numa nota pública de pelo menos duas laudas. Diz a nota: “O responsável por estas acusações infundadas e levianas já é figura conhecida na região por ter sido em anos anteriores procurador jurídico em vários municípios do Vale do Juruá, inclusive na cidade de Rodrigues Alves, deixando como herança para os que representou inúmeros problemas junto aos órgãos fiscalizadores, contribuindo para que alguns de seus ex-gestores até a presente data respondam processos judiciais ou até mesmo fossem presos à época”.

A nota da Prefeitura não faz menção à segunda denúncia do advogado, segundo a qual um assessor do prefeito tentou suborná-lo, para que não fizesse as denúncias, com a propina mensal de R$ 3 mil e que o valor seria aumentando à medida que a arrecadação do município melhorasse. Mas, em relação à primeira denúncia, a nota da Prefeitura continua cada vez mais dura: “A atual gestão do município de Rodrigues Alves, sabendo do histórico irresponsável e leviano deste cidadão, e sabendo de suas reais intenções em querer compor a administração do município, jamais castigaria a população de Rodrigues Alves nomeando no cargo de procurador como este almejava e aparentemente ainda almeja”, diz a nota.

O trecho seguinte afirma: “Assim, diante dos seus planos frustrados, este cidadão resolveu fazer de suas redes sociais um palanque político para de forma sorrateira atacar diariamente esta gestão e muitas vezes, mostrando sua pobreza de espírito, ofender não ao gestor, mas a honra e a moral do cidadão Sebastião Correia”.

Ainda de acordo com a nota, as verdadeiras pretensões do advogado passam longe de querer apenas fiscalizar as ações do executivo, “mas sim tirar proveito pessoal, político e financeiro”, uma realidade que, segundo o documento, “restou cristalina num documento em que ele enviou ao atual governador do Estado do Acre, exigindo o comando de vários cargos em órgãos estaduais no município de Rodrigues Alves simplesmente por ser filiado ao mesmo partido político do governador, deixando bem claro que o atual prefeito não lhe havia dado espaço dentro da gestão municipal”. E acrescenta: “Como não teve suas imposições acatadas pelo gestor maior do estado, resolveu desmoralizar a gestão municipal junto às redes sociais e junto aos órgãos judiciais, onde já é bastante conhecido, não por sua atuação como advogado, mas pela sua conduta de fazer achaques dos gestores dos municípios por onde já passou”.

O prefeito Sebastião Correia diz, através da nota de sua assessoria, que a Prefeitura esclarece que foram feitos todos os investimentos em conjunto com a Secretaria de Saúde, ao longo dos últimos dois anos, “com a implantação de um laboratório que atende diariamente com mais de 180 exames, os postos de saúde que já foram construídos e equipados, além da reestruturação dos já existentes, com remédios, disponíveis aos pacientes que recebem, além do remédio, tratamento digno-me humanitário pelos nossos profissionais de saúde. Tudo isso plenamente justificado junto aos órgãos de fiscalização, e disponíveis para consulta no Portal da Transparência”.

Segundo a nota, “a Prefeitura está pronta a prestar todos e quaisquer esclarecimentos às autoridades competentes que assim queiram as inverdades nos devaneios midiáticos n sensacionalistas e acusatórios deste cidadão”.

PUBLICIDADE