Prefeitos organizam nova marcha a Brasília para discutir problemas municipais

Prefeitos de todo o Acre, incluindo a da capital, Socorro Neri, que preside a associação da categoria – a Associação dos Municípios do Acre (Amac), começam a se organizar a partir desta terça-feira (26) para mais uma vez marcharem rumo a Brasília. Eles se juntarão aos demais prefeitos do país para participarem da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio das 27 entidades estaduais. O evento ocorre de 8 a 11 de abril deste ano, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro e os presidentes das duas casas do Congresso Nacional, Rodrigo Maia (DEM-RJ), da Câmara, e David Alcolumbre (DEM-AP), do Senado, também devem participar do encontro.

O encontro se destina os gestores municipais – prefeitos (as), secretários (as), vereadores (as) e todos os profissionais ligados à administração municipal. Representantes das Associações e Federações estaduais do país compõem o Conselho Político da CNM. Regularmente, as lideranças se encontram na sede, na capital federal, para definir as demandas prioritárias do movimento municipalista e as estratégias da articulação frente aos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário federal.

Márcio Neri coordena a Associação dos Municípios do Acre (Amac) /Foto: reprodução

O último encontro foi em 12 de fevereiro deste ano, quando o presidente da CN, Glademir Aroldi, reforçou com os presidentes a importância da Marcha para avanços nos pleitos e fortalecimento do movimento. “Vamos colocar mais de oito mil gestores na Marcha para compreender o discurso mais Brasil, menos Brasília, e sensibilizar o governo federal para a força do municipalismo”, convocou.

A edições anteriores do maior evento em número de autoridades políticas da América Latina e do Caribe contaram com mais de sete mil pessoas, sendo quase dois mil prefeitos. A adesão só é possível graças ao esforço conjunto da CNM, das associações e federações estaduais com as entidades microrregionais e os consórcios públicos. A rede fomenta a atuação contínua da CNM em defesa da gestão local e garante a representatividade dos Municípios em nível nacional.

A preparação dos prefeitos acreanos para o evento começam nesta terça-feira (26) e se estende até o dia 29 com um congresso de capacitação dos gestores municipais sobre execuções e prestação de contas de convênios. “O curso contará com o auxílio d e quatro órgãos – Ministério da Defesa, no programa Calha Norte, do tribunal de Contas do Estado, Caixa Econômica Federal e do Sebrae”, disse o coordenador geral da Amac, Márcio Neri. “Eles vão capacitar os nossos gestores em relação às prestações de contas e execução dos convênios”, acrescentou.

No dia 29, também será realizada a I assembleia geral ordinária de 2019 dos prefeitos acreanos.

PUBLICIDADE