Calouros de medicina participam de trote solidário no Hospital do Câncer em Rio Branco

Uma medicina mais humanizada. Certamente, os futuros médicos acreanos que participaram do trote solidário promovido pela turma do 2º período do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC) vão trabalhar em prol dela, depois da experiência inesquecível que tiveram.

nos de medicina da Ufac durante trote solidário nesta segunda/Foto: arquivo pessoal

Na manhã desta segunda-feira (25) os calouros estiveram no Hospital do Câncer, em Rio Branco, para participar de um momento de alegria, diversão e solidariedade junto com as crianças que estão em tratamento na unidade, atividade que já e tradição no curso de Medicina.

Durante o encontro com as crianças os estudantes tiveram seus cabelos raspados, o tipo de tradição mais conhecida ao passar na faculdade, e rostos pintados pelos pacientes. Além disso, eles precisaram preparar o café da manhã para os pequenos.

Durante o trote, os alunos tiveram suas cabeças raspadas, como parte da tradição/Foto: arquivo pessoal

“Nós levamos os calouros para brincar com as crianças que estão passando por esse processo de tratamento. Uma das coisas mais legais e que deixou o trote mais especial foi o fato de as próprias crianças rasparem o cabelo dos calouros, uma vez que elas estão perdendo o cabelo devido o tratamento”, disse Breno Oliveira, presidente da comissão de recepção.

De acordo com Breno, a intenção do trote solidário é, além de incentivar a humanização nos profissionais da área de saúde desde cedo, através do contato com as crianças que vivem uma fase tão difícil e dolorosa, também proporcionar um momento de descontração para os jovens pacientes e desmistificar o fato de estarem carecas.

Além da interação com as crianças, os calouros prepararam um café da manhã para os pequenos/Foto: arquivo pessoal

Todos os alunos foram por livre e espontânea vontade e nenhum deles foi obrigado a participar do ritual. As crianças ganharam muita empatia dos calouros, que também estavam carecas. Diversas atividades ainda serão realizadas com os estudantes durante o período de recepção. Eles já foram levados pelos veteranos para conhecerem os principais hospitais da Capital.

PUBLICIDADE