Nesta terça-feira (02), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), iniciou o plantio de mudas de espécies nativas de rápido crescimento, na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco.
A ação, surge dentro do contexto, como um mecanismo para frear o crescimento desordenado e garantir o uso dos recursos naturais de forma sustentável.
As mudas cultivadas pela SEMEIA estão distribuídas numa extensão de aproximadamente 3km e buscam garantir a conservação da única área de proteção ambiental gerenciada pela Prefeitura.
“É importante compreendermos que a manutenção da vida no planeta está intensamente relacionada com a existência das árvores, elas proporcionam rica importância nos diversos processos ecológicos, auxiliando a defesa do ambiente ecologicamente equilibrado”, destacou secretária municipal do meio ambiente Paola Daniel.
A APA Irineu Serra foi criada pelo Decreto Municipal nº 500, de 07 de junho de 2005, com tamanho estimado em 909 hectares. Seu objetivo é, restaurar o ecossistema natural das áreas degradadas, proteger e garantir as manifestações culturais originárias (Santo Daime e Vegetal), incentivar a manutenção das populações tradicionais e o uso sustentável dos recursos naturais existentes, adequar a ocupação e uso da área, apoiar atividades de pesquisa científica, além de assegurar o bem-estar das populações humanas nela habitantes.