O filme “Los Silencios” entra em cartaz no Brasil nesta quinta-feira (11). Os acreanos podem conferir a obra de Beatriz Seigner no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco.
Exibido na Quinzena dos Realizadores e considerado pelo The Hollywood Repórter um dos 20 melhores títulos do Festival de Cannes 2018, o longa leva às telas uma trama rica em detalhes que mostra o convívio entre vivos e mortos.
Com um olhar de documentarista que não abre mão da magia da ficção, Seigner “viaja” a uma ilha amazônica onde os colombianos “vivem” com seus mortos pelo conflito com as Farc. Na chamada “ilha da fantasia”, um pequeno território alagado parte do ano e situado na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, Seigner encontrou seus protagonistas que, nesta terra de ninguém, deslocados pelo conflito chegaram durante anos para começar do zero, criando uma comunidade solidária e que chora por seus mortos, convivendo com eles.
Com uma espetacular fotografia no meio da floresta, o filme acompanha Amparo, interpretada pela atriz colombiana Marleyda Soto, uma mãe deslocada que desembarca na ilha com os dois filhos. Na localidade, a família conviverá com o marido e pai (Enrique Díaz), desaparecido.
“Los Silencios” aborda não apenas as consequências do conflito armado e a maneira com a qual crianças são cooptadas pelo crime, como também a necessidade de recomeçar num lugar aparentemente seguro, mesmo que precário em sua estrutura – não há na ilha recursos básicos para a população, que vive em casas de palafita devido à cheia do Rio Amazonas.