O deputado estadual Roberto Duarte Jr (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para apresentar um anteprojeto de Lei, que institui o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado do Acre, com o objetivo de incentivar os adquirentes de mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual e intermunicipal a exigir do fornecedor a entrega de documento fiscal hábil aos consumidor.
“Na verdade esse projeto já existe em outros estados da Federação e, em todos há uma unanimidade na elevação dos tributos de ICMS que ajuda não só o Acre, mas também os 22 municípios”, declarou.
O parlamentar frisou que hoje cercas de 75% da arrecadação dos impostos ficam com a capital, os demais, divididos entre os municípios. ” Se conseguimos elevar o ICMS, a gente vai conseguir aumentar o potencial desenvolvimento dos municípios”, explicou.
O deputado destacou que é preciso incentivar a população a emitir a nota fiscal no comércio, isso lhe trará benefícios. “Ao chegar no comércio ele pede a nota, faz a identificação por meio do CPF, após isso, ele fica habilitado a receber crédito de uma parte desse imposto que o Estado vai receber”; afirmou dizendo que o consumidor poderá adquirir o valor por meio de depósito em conta corrente por parte do governo.