Atenta a encontrar soluções que melhorem a relação custo-benefício dos serviços executados na capital acreana, a prefeita Socorro Neri designou dois engenheiros para irem até Cruzeiro do Sul conhecer e avaliar duas técnicas denominadas Polímeros e Con-Aid utilizadas pelo município nos serviços de pavimento na área urbana e rural.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Marco Antônio Rodrigues, a técnica de uso de polímeros não é nova e é muito utilizada em rodovias com grande volume de tráfego intenso e pesado. O material que não é utilizado para operações de tapa buracos, ajuda a prolongar a vida útil de pavimentos que não estejam condenados. A novidade, segundo o diretor da Emurb, é o uso da técnica em vias urbanas. No Vale do Juruá, os engenheiros vão acompanhar a aplicação do produto afim de avaliar o comportamento do mesmo na região amazônica.
Já o Con-Aid é uma técnica desenvolvida na África do Sul e que também está sendo aplicada em Cruzeiro do Sul nos ramais e estradas vicinais. A tecnologia evita a degradação de jazidas e permite a construção de estradas com baixo custo em substituição ao revestimento de cascalho, saibro e piçarra. O Con-Aid é um líquido fabricado especificamente para a estabilização permanente de solos.
Os engenheiros ficam em Cruzeiro do Sul entre os dias 24 e 26 de abril para observar a execução dos serviços e subsidiarem decisões futuras.