Por meio de um convênio firmado, nesta segunda-feira (06), entre a Prefeitura de Ji-Paraná, em Rondônia e o Centro Universitário São Lucas, os médicos que cursaram Medicina em Universidades estrangeiras poderão revalidar seus diplomas na cidade vizinha, distante de Rio Branco, cerca de 880 quilômetros.
A revalidação de diploma obtido em outros países, em instituição de Ensino Superior no Brasil, é um processo criado pelo governo brasileiro para autenticar a certificação desses profissionais para que possam atuar no país.
Do ato de assinatura do convênio, segundo informou a assessoria da Prefeitura de Ji-Paraná, participaram o prefeito Marcito Pinto (PDT); a secretária municipal de Saúde, Guaraciaba Teixeira; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Magno; a reitora do Centro Universitário São Lucas, Maria Eliza de Aguiar e Silva; e a diretora de pós-graduação, pesquisa e extensão da instituição, Viviane Araújo.
O convênio, que será executado por meio da Secretaria de Saúde do Município, prevê a disponibilização de toda a estrutura da Rede Municipal de Saúde para a execução das atividades práticas supervisionadas e obrigatórias que os formandos de Medicina precisam realizar como complementação de carga horária para revalidação de diploma de médico, obtido no exterior. O processo de complementação para revalidação será oferecido pelo Centro Universitário São Lucas, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
A reitora do Centro Universitário São Lucas, Maria Eliza de Aguiar e Silva, explicou que o convênio tem validade de um ano e meio e terá inicio já nos próximos dias.
“Este convênio é muito importante para todos os envolvidos. A parceria irá favorecer para que estes profissionais que buscam a revalidação do diploma fixem moradia na região e conheçam o Sistema Único de Saúde, o SUS e os protocolos de atendimento brasileiros. Todo esse processo só foi possível por conta da estrutura que a Prefeitura de Ji-Paraná oferece. Agrademos a sensibilidade de enxergar tudo isso como uma forma de desenvolvimento para o município”, ressaltou a reitora.