O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, tomou conhecimento na manhã desta terça-feira, 4, do cronograma que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento e de Gestão referente às obras que são prioritárias para este ano.
De acordo com a gestora da pasta, Maria Alice Araújo, a intenção é definir e dar continuidade em obras paralisadas que foram deixadas por antigas administrações. O levantamento indica que o Estado precisa aportar R$ 90 milhões para a retomada dessas benfeitorias nas áreas de saneamento, pavimentação, reformas de prédios públicos e conclusão da Escola de Gastronomia.
“Para concluir tudo que foi deixado para trás são necessários R$ 200 milhões, mas o Estado não tem condições de aportar esse valor. Por isso, nos reunimos com o governador Gladson Cameli para definir aquilo que realmente é prioritário neste momento”, explicou Maria Alice.
O Governo avalia duas possibilidades para obter os recursos que asseguram a retomada das obras prioritárias. Uma delas diz respeito aos empréstimos contraídos por gestões passadas junto a Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Já a outra oportunidade é via bancada federal, com a liberação de emendas parlamentares. O Governo Federal já sinalizou que pode dar prioridade para a liberação de verbas que sejam destinadas para projetos de infraestrutura.
Gladson Cameli que transformar o Acre em um grande canteiro de obras
O governador Gladson Cameli afirmou que não medirá esforços para conseguir os recursos necessários para transformar o Acre em um verdadeiro canteiro de obras, garantindo a melhoria da qualidade de vida das pessoas e contribuindo para a geração de emprego e renda.
“São essas obras que vão ajudar a alavancar a nossa economia. O que o nosso povo precisa é de trabalho para tirar o sustento de suas famílias. Mais uma vez, provamos que faltava gestão e estou empenhado para conseguir esses recursos e farei o que for preciso para não perder nem um dia desse verão porque o momento de trabalhar em prol da nossa população é agora”, argumentou Cameli.
Além do governador Gladson Cameli e da secretária Maria Alice Araújo, a reunião contou com a participação da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, do secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Thiago Caetano, do diretor-presidente do Deracre, Ítalo Medeiros, do diretor-presidente do Depasa, Zenil Chaves, do coordenador da representação do Acre em Brasília, Ricardo França, e de demais diretores.