Três docentes do Centro Universitário Uninorte, dos cursos de Fonoaudiologia e Biomedicina, tiveram seus trabalhos científicos aprovados para concorrer ao Prêmio Irene Queiroz Marchesan – Prêmio de Excelência Científica em Motricidade Orofacial. A apresentação oral dos trabalhos será dia 8 de junho durante o 12º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial – EBMO 2019, em Goiânia – GO. Os cinco melhores trabalhos serão premiados.
O trabalho das professoras fonoaudiólogas Sóron Steiner e Bruna Diógenes e da professora bióloga Lília Raquel Fé aborda o “Transtorno do Espectro do Autismo e Seletividade Alimentar: Principais Alterações Estomatognáticas” e “Caracterização Miofuncional Orofacial na Síndrome Fox P1: Estudo de Caso Clínico”.
Segundo as docentes, a pesquisa científica visa destacar a atuação profissional do fonoaudiólogo e sua “contribuição ao conhecimento científico na sua especialidade, baseado na relevância dessa iniciativa pelos benefícios que pode proporcionar à população em geral.”
Para as professoras, concorrer ao Prêmio tão importante na área da fonoaudiologia é motivo de alegria. “O que nos orgulha enquanto docentes é a possibilidade de sermos mediadores nesse processo de construção do conhecimento. Acompanhar o crescimento dos nossos alunos mediante a tomada de decisões, aprimoramento do pensamento crítico-reflexivo, a possibilidade de unirem teoria e prática, a iniciativa na elaboração de pesquisas extracurriculares, e, por fim o compartilhamento dessas informações e dos resultados obtidos com a comunidade científica configura-se para nós como a nossa maior vitória e premiação”, afirmam.
As docentes ressaltam ainda “a importância de a construção do conhecimento estar alicerçada no tripé: ensino, pesquisa e extensão, mediante trabalho colaborativo e interdisciplinar.”
O Centro Universitário Uninorte parabeniza as professoras por este feito. Para a instituição, ter o corpo docente, um dos melhores da região, reconhecidos nacionalmente na área da pesquisa é uma enorme satisfação.
O que é o 12º Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial – EBMO 2019
O Encontro, realizado pela Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO), teve início oficial em 2008 e se caracteriza por alternar a sede de realização entre as regiões do país. Tanto sua comissão organizadora quanto os palestrantes são pesquisadores de referência na área: especialistas, mestres e doutores. O evento destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais da fonoaudiologia e áreas afins.
O objetivo do Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial é discutir as evidências científicas nas temáticas e abordar quais são as perspectivas. O evento conta com exposição de temas atuais e de vanguarda (protocolos de avaliação, uso de tecnologias no processo avaliativo, fisiologia do exercício, novas possibilidades terapêuticas, dentre outros). Além de discutir sobre a temática evidências científicas e abordar qual o caminho que a área da Motricidade Orofacial tem traçado.