No Acre, quase 30% dos jovens entre 15 e 29 anos não sabem ler nem escrever, diz IBGE

Uma mostra da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad, com dados de 2018, divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  aponta que 29% de jovens no Acre, entre 15 e 29 anos, não trabalham e nem estudam.
 
No Brasil, a média de pessoas nesta condição é de 23%. Nos dois casos, o índice se manteve estável em relação à pesquisa anterior, de 2017.

Pesquisa foi divulgada esta semana pelo IBGE/Foto: reprodução

 
O problema é maior entre as mulheres. De acordo com a pesquisa, 36,8% das mulheres jovens do estado não têm emprego e não estão estudando. Entre os homens, a proporção é de 21,1%.
 
Outro dado alarmante, aponta que 58,8% dos acreanos de 25 anos ou mais ainda não conseguiu concluir a educação básica. O ciclo básico de aprendizagem termina quando o estudante se forma no ensino médio.
 
Na outra ponta, a da escolaridade completa, só 16,5% da população acima de 25 anos concluiu o ensino superior.  
 
No entanto, segundo a pesquisa, o número de brasileiros de 15 anos ou mais que não sabem ler ou escrever um bilhete simples, caiu 1,73% em 2018 se comparado ao ano anterior, mas ainda soma 11,3 milhões de brasileiros analfabetos ou 6,8% da população.
PUBLICIDADE