Estudantes de uma faculdade em Rio Branco realizaram uma ação social na Associação Amigos do Peito (AAPEI), no último domingo (23). No local, são acolhidas pessoas portadoras de câncer vindas de outros municípios do Acre, da Zona Rural e até mesmo de estados vizinhos para tratamento, na Capital.
A atividade iniciou com um café da manhã oferecido pelos estudantes às famílias hospedadas na Casa de Apoio. Houve a participação da banda da Polícia Militar do Acre e depois a distribuição de cestas básicas e materiais de limpeza.
“Nós investigamos as necessidades deles e levamos o que conseguimos arrecadar. Foi realizada uma palestra sobre os direitos das pessoas com câncer e, assim pudemos, desenvolver habilidades práticas obtidas no curso de Direito”, explicou um dos acadêmicos, Romário Silva, que explicou o fato da ação ter sido promovida pelo coordenador do curso, Emerson Costa, como extensão da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito.
Além dos alimentos e outros donativos, houve um momento ecumênico e os estudantes levaram cartas para serem lidas e entregues às pessoas atendidas na Casa de Apoio. Também realizaram corte de cabelo e atividades recreativas.
Sobre a Associação Amigos do Peito
A Associação Amigos do Peito é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária, tem como objetivo prestar informações, serviços de apoio e assistência social às pessoas portadoras de qualquer tipo de câncer, sem distinção de credo, raça e cor.
Os pacientes e acompanhantes recebem quatro refeições diárias, sendo atendidas as necessidades de cada um, conforme o caso e ainda, são acompanhados nas consultas, exames, e outras necessidades, com o propósito de elevar a autoestima e manter a dignidade da pessoas em tratamento de câncer. As atividades e cuidados também são desenvolvidos por voluntário diariamente, tais como: momentos de lazer, reflexões evangélicas, atividades de instrução e ocupacionais.
A capacidade de abrigo na Casa de Apoio é de até 30 pessoas no seu total, de forma gratuita e podem permanecer pelo período necessário ao tratamento. Além dos pacientes que ficam hospedados, a AAPEI também dá suporte àqueles que estão em casas de parentes ou amigos.