Jovens e Adultos que não concluíram o Ensino Básico são 40% da população, segundo pesquisa

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, 53,4 milhões de pessoas com idade de 25 anos ou mais não concluíram o ensino fundamental. O número representa 40% da população. A estatística é preocupante mas é apenas um recorte de uma realidade mais ampla. Nada menos que 70,3 milhões de pessoas não chegaram a se formar no ensino médio, número correspondente a 52,6% da população.

Esses dados se referem ao ano de 2018 e implementam o suplemento de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE, que analisou também o tempo de estudo. Em média, o brasileiro cumpre 9,3 anos de estudos, quando no mínimo são necessários 16 anos para completar todo o ciclo estudantil, até o ensino superior. Por gênero, foi identificada uma diferença. Em média, os homens estudam durante 9 anos. As mulheres, um pouco mais, 9,5 anos.

Girl holding laptop with group of students in college library

Witalla Vitória de Jesus, 18 anos, está em busca da conclusão dos estudos pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Delta. “Decidi voltar para ser alguém na vida. Tenho o sonho de fazer faculdade de direito, pois admiro a área”, afirma a estudante que parou de frequentar a escola quando estava no 9º ano e resolveu retornar porque tem o sonho de ser uma profissional qualificada.

“Preciso terminar os estudos, me profissionalizar para trabalhar, meu objetivo é esse. Penso em cursar medicina”, destaca Emily Daiane dos Santos, 18 anos, que interrompeu os estudos quando estava no 7º ano e hoje retomou pela modalidade EJA no Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Bolsas de estudo para EJA – Educação de Jovens e Adultos

As duas estudantes estão tendo a oportunidade de concluir a educação básica graças às bolsas de estudo concedidas pelo Educa Mais Brasil para a modalidade EJA – Educação Jovens e Adultos. No site do programa, parceiro do portal ContilNet é possível consultar as vagas disponíveis em cada cidade e se inscrever gratuitamente.

PUBLICIDADE