Visando as alternativas de negócios por meio da bioeconomia na Amazônia, que foi o tema proposto deste ano, o projeto “Horta sustentável” foi o vencedor do Grand Prix SENAI de Inovação realizado pelo Instituto SENAI de Tecnologia (IST), na última quinta-feira, 27 de junho. A proposta de um “Sistema de reaproveitamento de água” ficou em segundo lugar e, em terceiro, a ideia denominada “Telha ecologicamente sustentável”.
De acordo com Isabele Araújo, 18, integrante da equipe vencedora, a intenção era focar em algo que fizesse bem ao meio ambiente. “Por vivermos na Amazônia, pensamos em algo que resultasse em sequestro de carbono para compensar a emissão dos gases poluentes nas florestas. Podemos fazer a horta tanto em casa como em grandes fazendas, garantindo economia de água, de energia e uma boa produção tanto na zona urbana quanto na rural”, explicou.
Os grupos eram compostos por quatro alunos de cursos diferentes. No caso da equipe vencedora, foram dois alunos do curso de eletricista, um de marcenaria e um de técnico em gestão. “Tudo o que eles estão fazendo é uma preparação para a próxima etapa, que é o Inova SENAI. Muito em breve, vamos lançar o edital dele. Todos são vencedores por terem aceitado o desafio, por fazerem o melhor possível para apresentar seus trabalhos. Agradecemos e parabenizamos o empenho e dedicação de todos, estamos muito felizes com os resultados”, reconheceu Tânia Lúcia Guimarães, gerente do IST.
De acordo com Marcelo Ruiz, coordenador do evento no IST, os critérios de avaliação levaram em consideração requisitos, como coerência com o desafio proposto; modelo de negócio apresentado (Canvas); e a apresentação da ideia, com o protótipo. “É o que chamamos de Mínimo Produto Viável, que permita a visualização da ideia”, explicou.
Ao todo, foram 18 trabalhos inscritos, desenvolvidos e avaliados ao longo do dia. O Grand Prix SENAI de Inovação é a primeira etapa da Saga SENAI de Inovação. Nele, são geradas as ideias que serão desenvolvidas nos Projetos Integradores – que é a etapa seguinte – juntamente com os professores em sala de aula. Por último, vem o Inova SENAI, quando os melhores trabalhos, ao chegarem em um nível alto de maturidade e inovação, disputam a etapa nacional em Brasília (DF).