O deputado federal Manuel Marcos (PRB), solicitou ao Ministro da Saúde o envio de lote da vacina contra Meningite para a população do Estado do Acre, em seu requerimento o republicano destaca que geralmente as vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) seguem um cronograma, onde algumas doses são tomadas nos primeiros dias de vida da criança, e mais um reforço nos primeiros anos. Também existe outra faixa etária de 11 a 14 anos, onde é indicada a vacina do tipo meningocócica C.
“Nossa solicitação se dá em razão do aumento nos casos da doença no estado do Acre, no ano de 2018 foram 61, em 2019 já temos 29, 12 casos confirmados e 3 mortes por Meningite, embora essas vacinas sejam eficazes e consideradas o melhor modo de prevenção da doença elas perduram a imunidade por muitos anos, mas ao longo da vida tem uma queda nos anticorpos, o que deixa a pessoa mais vulnerável a contrair a doença após a fase adulta”, disse o deputado.
Outro ponto relatado pelo parlamentar é a respeito da preocupação da população acreana quanto a doença assim como também o custo elevado da vacina na rede privada. “A população tem se sentido muito preocupada com o aumento no número de mortes causada pela meningite, a vacina oferecida na rede privada tem um custo muito elevado, a vacina A, C, W e Y, que serve para quatro tipos da doença, custa em média 450 reais, já a vacina do tipo B, pode chegar a custar 750 reais nas clinicas privadas especializadas em imunização”, encerrou.