Adolescentes de Centro Socieducativo desenvolvem plantação hidropônica em Sena

Há pouco mais de um mês, Josué da Silva, que é diretor do Centro Socieducativo Purus, que fica em Sena Madureira, começou a desenvolver um trabalho de plantação hidropônica com os adolescentes e servidores do Centro. Até agora, os resultados são animadores, já são 900 pés de alface prontos para serem colhidos.

Plantação hidropônica teve início no dia 12 de junho/Foto: Reprodução

Segundo Josué, a ideia surgiu porque a plantação hidropônica precisa de pouco espaço para se desenvolver e não há risco de infestação por pragas, o que evita o uso de agrotóxicos. A técnica substitui a terra por uma pequena quantidade de água, que pode ser reaproveitada através de um sistema de rotação.

A produção é dividida, parte fica no Centro para alimentação dos próprios adolescentes e parte é vendida, o que gera uma renda para os adolescentes e para os familiares do Centro Socieducativo Purus que estão envolvidos com a plantação.

Mas a produção de hortaliças não é de hoje, segundo o diretor do Centro, por lá já são cultivados couve, cebolinha, coentro e pimenta de cheiro, só que na terra e com o uso de esterco natural. A diferença agora é a modernização do método utilizado.

“Os adolescentes estão todos empolgados e felizes, pegando gosto, estão percebendo que dá pra conseguir uma renda plantando hortaliças. A tendência é ampliar ainda mais a área de cultivo e envolver mais adolescentes no plantio”, contou o diretor.

PUBLICIDADE