Percorrendo os municípios do estado para discutir temas de interesses locais e na tentativa de unir os partidos que fazem parte da base aliada do governo Gladson Cameli para as eleições municipais de 2020, o senador Márcio Bittar esteve na última quinta-feira (25) visitando o Alto Acre para uma conversa com correligionários. Em uma tacada só ele passou por Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba. Nos encontros foram debatidos os mais diversos temas, com destaque para a segurança na fronteira e a construção de uma ponte ligando os municípios de Brasileia e Epitaciolândia.
Segurança
Durante uma reunião em Brasileia, algumas pessoas afirmaram que os moradores estão vivendo em clima de terror e perdendo vidas no município. A principal reclamação é que não existe fiscalização na ponte e qualquer pessoa pode ir e voltar na Bolívia com qualquer coisa, seja veículo, armas ou drogas. O senador disse que já discute com o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, uma solução para o problema, “nós criamos uma musculatura pra cobrar do ministro Sérgio Moro a vinda dele para o Acre, para ver a situação da fronteira. Vou fazer uma emenda com o dinheiro do pré-sal para alocar recursos para a Segurança. Nós somos o único estado que faz divisa com os dois maiores produtores de cocaína do mundo e somos o 2º país que mais consome a droga. Estou também lutando para que seja instalado um Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública aqui no Acre. Mas tudo está dependendo das votações das reformas. Precisamos combater os crimes com rigor, o motor do crime é a impunidade, aqui no Brasil temos um exemplo claro que é a Suzane Richthofen, que foi liberada da prisão no dias das mães, sendo que ela matou os próprios pais, isso é um absurdo”, disse o senador.
Ponte em Brasileia
Em outro encontro no município, com o grupo “SOS Ponte”, foi pedido ao senador uma intervenção para a construção de uma ponte ligando os municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Para os membros do grupo a construção da ponte vai facilitar o comércio e o tráfego de pessoas entre as duas cidades. Bittar disse que pretende dar uma resposta positiva para os moradores das duas cidades em breve.
Eleições 2020
Já quando o tema foi a eleição para prefeito e vereador em 2020, o senador, que tem rodado o estado tentando unir os partidos que fazem parte da base de apoio do governador Gládson Cameli para candidaturas únicas e fortes e disse que a hora é de unidade. Apesar de ser do MDB, o senador disse que apoiará o candidato de qualquer partido da situação que aparecer com mais chances de ganhar, e que brigará por uma candidatura única nos municípios do interior, já que não há segundo turno. Já na capital, ele acredita que por conta da possibilidade de um segundo turno, é improvável que exista apenas uma candidatura entre os partidos da base.
Gladson Cameli
O senador também deixou claro que se o governador Gladson Cameli for candidato a reeleição terá seu apoio. Ele acredita que Cameli também trabalhará por candidaturas únicas da base de seu governo nos municípios do interior e apoiará os candidatos mais fortes.