O Sebrae montou em seu estande na ExpoAcre uma área dedicada exclusivamente à sustentabilidade. Por lá, o visitante tem acesso a folhetos, manuais e infográficos que mostram um pouco das vantagens investir em uma empresa sustentável.
A produção desse material vem do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que fica em Cuibá, no Mato Grosso, e é referência nacional e internacional em sustentabilidade no pequeno negócio. O analista técnico do Sebrae de Cuiabá, Nager Castilho, contou como funciona o Centro. “O nosso Centro em Cuibá produz todo o material com relação à sustentabilidade para o resto do país, e cada estado possui interlocutores de sustentabilidade, que recebem esse material e multiplicam em seus estados”, disse.
Catilho contou que o Sebrae promoveu uma roda de conversa durante a ExpoAcre sobre sustentabilidade em salões de beleza, que foi um sucesso. “Falamos sobre ecoefiência, planejamento sustentável do negócio, gestão de resíduos, eficiência energética, a parte hidráulica, coleta seletiva, destinação de resíduos, isso tudo focado no modelo de negócios que é o salão de beleza”, contou. E a palestra fez tanto sucesso que deve ser repetida. “A palestra foi de muita qualidade, os participantes fizeram muitas intervenções e já estamos pensando na possibilidade de fazer um novo encontro pra esse público”, falou.
Um folheto que foi distribuído entre os participantes da palestra e também está disponível no estande mostra medidas que se adotadas, pode aumentar o lucro do empresário da beleza, “porque ele vai deixar de gerar certos tipos de despesas e vai economizar na água, na luz, pode também fazer uma destinação correta de resíduos em que ele pode fazer a venda desses resíduos gerando receita pro negócio”, explica Nager.
Mas não é só em salões de belezas que esse modelo sustentável pode ser aplicado, essas práticas podem ser usadas em todas das áreas, tanto no comércio, quanto nas indústrias e também no setor de serviços. Qualquer empresário que queira adotar essas práticas pode buscar informações no Sebrae.
Nager ainda comentou sobre a evolução do público consumidor, que passou a exigir mais dos empresários. “As pessoas buscam hoje em dia consumir produtos de empresas que tenham foco em sustantabilidade. A empresa que trabalha o tripé da sustentabilidade, que é a parte econômica, a parte social e a parte ambiental, agrega valor ao seu produto”, concluiu.