Professor de Kung Fu, modalidade milenar chinesa, o acreano Jânio Lira, de 38 anos, estreou com vitória, em sua primeira competição nacional de Jiu Jitsu. Lira foi ouro no Vitória International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship, evento de artes suaves, que foi disputado no Espírito Santo nos dias 3 e 4 deste mês.
O atleta, veterano em modalidades esportivas, é acostumado a bons resultados. Em 2010, Lira chegou a disputar o Campeonato Mundial de Kung Fu na China, conquistando na época, o terceiro lugar, em meio à um esporte onde os especialistas, são atletas orientais. Porém, a nove anos, ele vem praticando a luta agarrada e, se aperfeiçoando.
A competição ocorreu na faixa marrom, nível master. Após a vitória, por meio das redes sociais, Jânio agradeceu a conquista. “Só agradecer a Deus e a minha família pela torcida em todo esse processo, em especial a minha esposa Luma Hágata pela parceria incondicional, encerro minha participação no International Open Vitória, com um saldo muito positivo”, disse.
Lira, que foi o único atleta do Acre no evento, também conquistou a medalha de Bronze em Jiu-jítsu, (modalidade de quimono). Segundo ele, a sensação é de dever cumprido.”Feliz pelas conquistas e também pelas batalhas vividas, obrigado a todos amigos, meus alunos e toda equipe Jteam e equipe Ray Peres pelo auxílio nos treinos, agradecer meu camarada Magno de França, pelo apoio na preparação Física, e o meu irmão Dario Araújo parceria nos treinos de Wrestling Chinês”, escreveu o campeão.