O Governo do Acre emitiu nesta quarta-feira (14) uma nota assinada pelo governador Gladson Cameli a respeito do acidente com um ônibus que ocorreu na última segunda-feira (12) na BR-364 e que matou a estudante Kelly Pereira da Silva, de 15 anos.
De acordo com a nota, o governo diz que ordenou que as investigações sobre o acidente sigam em ritmo acelerado, para que possa dar uma resposta rápidas para as famílias e para a sociedade. Outro trecho do comunicado diz que “diante das inaceitáveis falhas verificadas durante todo o processo de escolha, seleção e autorização da viagem, ficou determinado que todos os envolvidos diretamente no processo sejam afastados até que as investigações sejam concluídas. Esse processo tem como objetivo evitar que novas situações ocorram por desatenção ou negligência”.
Na nota consta ainda que todos os motoristas a serviço do Estado passarão por uma nova triagem para certificação de sua qualificação, bem como os veículos deverão passar por nova revisão para a liberação da frota.
O governador também lamentou o ocorrido e se comprometeu em “realizar uma investigação exemplar para identificar as falhas, punir eventuais culpados e evitar que tragédias como essa voltem a acontecer”.
Leia a nota na íntegra:
NOTA OFICIAL
O Governo do Estado do Acre vem a público esclarecer seu posicionamento diante da fatalidade ocorrida com um ônibus que transportava estudantes na última segunda feira, 12 de agosto, na BR-364, próximo ao município de Cruzeiro do Sul:
1. O Governo do Estado lamenta o ocorrido, e neste momento de dor e comoção, solidariza-se com a família, amigos, e colegas da estudante K. P. da S.
2. O Governo do Estado esclarece que os demais envolvidos no acidente receberam pronto atendimento e deslocamento para Rio Branco, através de aeronave colocada à disposição para o retorno dos estudantes;
3. O Governo do Estado ordenou que as investigações a respeito do acidente sigam em ritmo acelerado, de forma a prestar a sociedade e a família dos estudantes uma pronta resposta acerca do ocorrido;
4. Diante das inaceitáveis falhas verificadas durante todo o processo de escolha, seleção e autorização da viagem, ficou determinado que todos os envolvidos diretamente no processo sejam afastados até que as investigações sejam concluídas. Esse processo tem como objetivo evitar que novas situações ocorram por desatenção ou negligência;
5. O Governo do Estado informa que todos os motoristas a serviço do Estado passarão por nova triagem para certificação de sua qualificação, bem como os veículos deverão passar por nova revisão para a liberação da frota.
Por fim, o Governo do Estado mais uma vez, lamenta o ocorrido, se enluta junto a família de K. P. da S. e se compromete com a sociedade em realizar uma investigação exemplar para identificar as falhas, punir eventuais culpados e evitar que tragédias como essa voltem a acontecer.
Rio Branco – Acre, 14 de agosto de 2019.
Gladson de Lima Cameli
Governador do Estado do Acre