Está com inscrições abertas para o público em geral o curso gratuito sobre Introdução à Divulgação Científica. A formação é totalmente online e por ser realizada no formato MOOC não há limite de alunos. Quem se interessar pela temática pode se inscrever por meio do site da instituição até o janeiro de 2020.
A capacitação fica disponível para acesso no Campus Virtual da Fiocruz. Com carga horária de 30 horas, o curso é dividido em dois módulos. O estudante terá no primeiro modulo uma base mais teórica com um panorama da divulgação científica no Brasil, contribuição da divulgação para o cientista e à própria ciência e outros temas. Já o segundo módulo, de caráter mais prático, ensinará como escrever bom texto, usar as mídias sociais, fazer uma apresentação, evento e vídeo para divulgação científica. Há ainda aula sobre como falar com jornalistas e interagir com assessores de imprensa para maior circulação de projetos de ciências.
O curso é tem como responsável Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, assessora da Vice-Presidência Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz. Certificados de participação serão emitidos para os alunos que realizarem todas as atividades.
Confira a ementa do curso
Módulo I
– Divulgação científica no Brasil
– Divulgar ciência é um dever do cientista
– Divulgação científica na era da informação
– Divulgar faz bem ao cientista… e à própria ciência
– Universidade das Crianças: uma iniciativa inspiradora
– Leituras e vídeos complementares
Módulo II
– Como escrever um texto de divulgação científica
– Como fazer um vídeo de divulgação científica
– Como usar mídias sociais para fazer divulgação científica
– Como fazer uma apresentação de divulgação científica
– Como fazer um evento de rua para divulgar ciência
– Como falar com jornalistas
– Como fazer divulgação científica para crianças
– Como fazer divulgação científica para adolescentes
– Como falar com o público de temas polêmicos de ciência
– Como interagir com o assessor de imprensa
– Como avaliar seu projeto de divulgação científica