30 de abril de 2024

Acre é terceiro estado que mais abriu empresas no primeiro semestre, diz Serasa

O número de abertura de novas empresas no país cresceu 20% no primeiro semestre no comparativo com o mesmo período de 2018, os dados são do Serasa Experian. Ao todo foram registradas 1.515.715 novos empreendimentos, um recorde desde o início da série histórica, que começou em 2010. Em 2018, também no primeiro semestre, foram 1.262.935 novos negócios. O setor que mais cresceu foi o de alimentação, que teve uma alta de 8,3%, seguido pelo de serviços de higiene e embelazamento pessoal com 7,5% e reparos e manutenções de prédios e instalações elétricas, com 7%.

Ao todo foram registradas 1.515.715 novos empreendimentos/Foto: Serasa Experian

O Serasa Experian credita esse aumento na abertura de novos negócios ao aumento do desemprego. Sem emprego, as pessoas tem buscado uma alternativa para gerar renda, sobretudo empreendimentos que precisem de pouco investimento para equipamentos. Dentre os novos negócios, os Microempreendedores Individuais (MEIs) são destaque. 82% de todos os novos empreendimentos abertos no primeiro semestre são MEIs.

O destaque fica também para a Região Norte, que foi a que mais cresceu no Brasil de acordo com o estudo. A região teve um aumento de 23,6% de novos CNPJs, um número maior do que a média nacional, que é de 20%. Já o Acre é o terceiro estado que mais cresceu na região e no país, com um aumento de 26,2%. Na frente dele apenas Roraima com 35% e Amapá, com 33,7%.

Outro dado relevante sobre o primeiro semestre é que os pequenos negócios responderam por 387,3 mil empregos, um número 70 vezes maior que o de empregos gerados pelas médias e grandes empresas, 5,5 mil. Enquanto as micro e pequenas empresas registraram um pequeno crescimento na geração de empregos no primeiro semestre, as médias e grandes tiveram uma redução significativa. Na comparação com o período de janeiro a junho de 2018, as micro e pequenas empresas apresentaram crescimento de 0,8% na geração de emprego e as médias e grandes, saldo 80% menor.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost