De acordo com a medição da Agência Nacional de Águas (ANA) através do pluviômetro instalado no Bairro Floresta, o Rio Acre subiu 15cm em 24 horas. Na medição das 6h da última quarta (28), o rio media 1,59m, já na medição das 6h desta quinta (29) o rio estava com 1,74m, 15 centímetros a mais.
De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Claúdio Falcão, o aumento do nível do rio foi por conta das chuvas que ocorreram nos municípios de Xapuri, Capixaba e Assis Brasil. “O Rio acre teve esse acréscimo devido as chuvas que aconteceram em alguns municípios, então nós acabamos recebendo aqui uma quantidade de água que fez com que o nível do rio aumentasse nas últimas 24 horas esses 15 cm, mas isso não deve permanecer”, disse.
Ainda segundo o major, a previsão é que o Rio logo comece a apresentar vazante. “A nossa previsão é de uma probabilidade de 20% a 30% de chuva pra acontecer nos municípios que são banhados pelo Rio Acre, mas somente na sexta-feira (30), e depois disso nós não temos mais previsão de chuvas. Nós não teremos como alimentar esse nível, então com certeza ele voltará a baixar”, contou.