Prefeitura realiza ação de conscientização no Dia Nacional de Combate ao Fumo

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira (29) uma ação de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo Paula da Costa Nogueira, coordenadora da área técnica de controle do tabagismo, a iniciativa visa orientar e tirar dúvidas sobre o tema.

Nas URAPs Ary Rodrigues (6 de Agosto), Rosângela Pimentel (Calafate) e no USF Maria Áurea Vilela dos Santos (Cadeia Velha) os pacientes que aguardavam atendimento, pela manhã, foram abordados por profissionais da área técnica de controle do tabagismo da Semsa, com palestras educativas sobre os males provocados pelo fumo, causas, sintomas e tratamentos.

A equipe da Secretaria de Saúde também realizou panfletagem em semáforos nas cercanias das unidades de saúde e respondeu perguntas sobre os riscos à saúde que o hábito de fumar pode acarretar. Conforme Paula Nogueira, o percentual de usuários tabagistas que buscaram tratamento para cessão de tabagismo, no SUS, em Rio Branco, de maio a agosto de 2019, por faixa etária, 1% são jovens até 18 anos, 65% até 60 anos e 34% acima de 60. Deste total, 67% (sexo masculino) e 33% (sexo feminino).

Rio Branco conta atualmente com 19 grupos de tabagismo em funcionamento, distribuídos nas unidades Policlínica Barral y Barral, URAP Rosângela Pimentel, URAP Mário Maia, URAP Ary Rodrigues, USF Maria Áurea Vilela dos Santos, USF José Adriano, USF Valdeisa Correia Valdez, USF Gentil Perdomo, USF Deusimar Pinheiro, USF Platilde e Vila da Amizade. O SUS oferece tratamento para tabagismo em mais de três mil municípios brasileiros, com profissionais de saúde capacitados, materiais de apoio e medicamentos gratuitos.

PUBLICIDADE