De olho na única vaga de senador nas próximas eleições, Rocha monta ‘QG’ no Juruá

Gabinete da discórdia

Está rolando uma ciumeira sem tamanho a instalação, pelo gabinete do vice-governador Major Rocha, de um escritório institucional em Cruzeiro do Sul. A estratégia combinada com o Palácio Rio Branco, não agrada aos grupos de Vagner Sales e Ilderlei Cordeiro. Ao lado do deputado Luiz Gonzaga, o vice-governador vem fazendo um trabalho de formiguinha atraindo nomes de aliados para o partido tucano.

Inauguração Guajará

O gabinete institucional do vice-governador nem inaugurou ainda e já é assunto dos corredores das principais repartições públicas no Juruá. Quando inaugurado, será um ato inédito do governo, espera-se que o espaço seja utilizado para políticas públicas.

2022 a caminho

Rocha tem dito a pessoas próximas que a estratégia política de se fixar em Cruzeiro do Sul, tem como vistas as eleições de 2022, quando já disse que não será mais pré-candidato a vice-governador. O caminho mais provável para o Major será a vaga de Senado com apoio do Palácio Rio Branco.

Escovando o paletó

Quem está escovando o paletó para voltar à Câmara de Vereadores de Rio Branco é o jornalista Astério Moreira. Asterinho vem conversando com lideranças de alguns partidos, mas ainda não se filiou a nenhum deles. É um nome querido.

Encheu o saco

O deputado Gehlen Diniz (Progressistas) disse na Aleac que se o presidente Jair Bolsonaro continuar falando ‘besteira’ vai superar a ex-presidente Dilma Rousseff. Na verdade, Bolsonaro perde muito tempo com conversa besta, se mete até em briga de comadres.

A velha China

Em agenda realizada com o governador em exercício Major Rocha, um grupo de empresários chineses voltou a demonstrar interesses em investir no Acre. Rocha visitou a Indústria de beneficiamento de castanha, açaí e amendoim “Calixto Foods”, no Distrito Industrial. O empreendimento ousado que além de gerar emprego e renda, mostra força e o potencial do nosso Estado para o mundo.

Vontade

Que o Acre se destaca geograficamente como saída para o Pacífico, isso é fato, mas, na prática, até agora os interesses dos chineses em investir no Acre tem ficado muito na vontade e na pose de fotografias. Os ocidentais precisam meter a mão no bolso e gerar emprego e renda por essas bandas.

Pegando carona

Deputados Jonas Lima (PT) e Roberto Duarte (MDB) pegaram carona no discurso do governador Gladson Cameli que, em Cruzeiro do Sul, garantiu recuperar a Rodovia estadual 405. De acordo o chefe do Palácio Rio Branco, a estrada passará a se chamar João Tota, numa homenagem ao ex-deputado federal da terra.

Nova profissão

A corregedoria do Detran-Ac, talvez para querer mostrar serviço está criando uma nova profissão, a de preposto. A instituição passou a exigir dos servidores de despachantes essa nomenclatura na Carteira de Trabalho. A medida, nada acertada, vem intrigando contadores em todo o estado.

Burocracia

Despachantes reclamam dessa nova portaria e outras medidas que criaram burocracia no atendimento ao público. O diretor-presidente, Fernando Duarte, precisa abrir os olhos, está remando contra a política de desburocratização do governo federal e, principalmente, do estadual.

Sem diálogo

Outra reclamação que chega à coluna com relação ao Detran é a ausência de diálogo com despachantes para que tais medidas fossem adotadas. Os despachantes desenvolvem trabalho fundamental para o bom funcionamento do órgão.

Turismo

Acreanos estão trocando as férias em Fortaleza pelo turismo de Maceió. A orla mais fotogênica do Nordeste vem recebendo caravanas do norte, especialmente, do Acre. São 40 quilômetros de praias que conseguem desapontar o turista.

Morde e assopra

O deputado estadual Jenilson Leite (PSB), que é bastante atuante no parlamento acreano, precisa combinar com os deputados de oposição. Um dia sobe na tribuna para elogiar as gestões do estado sobre o programa de regularização ambiental (PAR), em ato seguinte, mete o pau porque Imac foi multar quem promovia queimadas irregulares. Isso é um famoso morde e assopra.

Inconstitucional

Em defesa apaixonada a cerca de 10 produtores rurais, que o parlamentar não citou sequer as origens, Leite disse ser inadmissível as multas aplicadas pelo governo. O Palácio ainda não se manifestou sobre os dados apresentados em plenário, mas, se multou, cumpriu apenas o que diz o código florestal.

Croa

O prefeito Ilderlei Cordeiro está pavimentando a estrada de acesso ao Rio Croa, em Cruzeiro do Sul. O manancial é um dos pontos turísticos mais escolhidos por turistas da região. De águas claras, o local se tornou em modo de sobrevivência dos moradores que aprenderam a preservar a fauna e a flora.

Debate curto

A semana de feriado prolongado promete encurtar o debate legislativo na Assembleia Legislativa do Acre. A exoneração da ex-secretária Samírames foi o foco dos debates nessa terça-feira (4). De positivo, a redução dos índices de violência em todo o estado.

Mel de abelha

O trabalho do 7º Batalhão de Engenharia e Construção, nos trevos de acesso à cidade de Sena Madureira vem sendo questionado pela população. Vai fazer aniversário a execução dos serviços nos trevos. Parece que tem mel de abelha. O batalhão também não consegue avançar na operação tapa buracos da BR 364.

Reforma

O município de Rio Branco se prepara para a manutenção do Parque Chico Mendes. As obras ainda não iniciaram pelo grande índice de visitação da população nesse período de verão e clima quente. A prefeita Socorro Neri já tem recursos em caixa. A reforma é acertada e visa fortalecer o turismo ambiental.

Guajará

O vizinho município do Amazonas, na região do Juruá, Guajará, realiza a sua primeira exposição agropecuária durante o feriado cívico. A festa promete, entre as atrações, animais leiteiros deverão competir no setor leiteiro. Guajará é um dos 9 municípios com maior rebanho do Amazonas.

PUBLICIDADE