Depois de passarem por remodelação, os novos documentos de identidade (o popular RG), já começaram a ser emitidos em São Paulo. Dentre as principais mudanças do novo modelo, está a inclusão do título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de habilitação e outros documentos.
A inclusão dos dados referentes a outros documentos gerou dúvidas nos moradores do estado. Uma das principais dúvidas levantadas desde o anúncio da novidade é se o novo modelo do RG pode substituir a carteira de habilitação .
Apesar de incluir o número da CNH do titular do documento, o novo RG não substitui a carteira de habilitação. Ou seja, seguindo as determinações do Código de Trânsito, todos os motoristas devem estar portando a carteira de habilitação enquanto estiverem conduzindo algum veículo.
O novo modelo
O novo modelo do documento de identidade começou a ser emitido em São Paulo no último dia 20. As demais unidades da Federação têm até março de 2020 para também passar a emitirem o novo RG.
Além de conter as informações da CNH e de outros documentos, o novo RG também pode apresentar indicativos de necessidades especiais, tipo sanguíneo e conta com um QR Code que contém as informações do documento.
Leia também: Procuradoria e AGU anunciam novo acordo de R$ 1 bilhão para Amazônia
Mesmo com o novo modelo sendo emitido, a antiga versão do RG continua valendo. Para emitir o documento, basta agendar o atendimento pela internet ou pelo telefone e comparecer a uma unidade do Poupatempo.