As queimadas já geraram muitas polêmicas este ano, foram muitas as vítimas, no Acre, muitos hectares foram destruídos. Animais mortos. Mais de 30 mil pessoas atendidas com problemas respiratórios.
Dona Jesuína, ou Dona Jô, como é conhecida, é mãe e agricultora familiar orgânica no Bujari, e também foi vítima do fogo, típico do período seco que assola o estado desde agosto. Durante as queimadas que atingiram a Amazônia, teve sua área invadida pelas chamas e perdeu toda sua produção, restando apenas sua casa.
As chamas foram cruéis, destruíram toda a sua produção e a floresta que mantinha próxima de sua casa. Ela mora em um assentamento junto com outras quase 500 famílias.
Para tentar reerguer o local e ajudar Dona Jô e outras oito famílias que também foram atingidas pelo fogo, uma vakinha virtual foi lançada na última sexta-feira (6) com objetivo de ajudar na reestruturação da área, a vakinha pretende construir um poço e instar um sistema de irrigação no assentamento e segundo o levantado, é necessário R$22.903,80.
Para auxiliar basta acessar este link: VAKINHA DONA JÔ
Assista ao vídeo onde a própria Dona Jô conta sua luta: