Rio Acre apresenta oscilação e só deve se estabilizar no fim de outubro

No fim de agosto o Rio Acre atingiu seu menor nível neste ano, 1,52m, uma cota crítica de acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão. Na medição desta terça-feira (17) o rio apresentou 1,88m, e segundo o major, desde o início de setembro o afluente vem apresentando uma oscilação muito grande.

Só neste mês o rio já chegou a medir mais de 2,00m, mas a vazante veio logo em seguida e a cota diminuiu. “A gente chegou a 1,70m, depois 1,75m, então aumentou pra 1,80m, depois pra 1,90m, enfim nós estamos com essa oscilação grande porque tá tendo chuvas”, contou o major.

A expectativa é que somente no fim de outubro que o rio se estabilize. “Estamos perto do período de transição, que é a partir do dia 24 de setembro, que deve trazer uma melhora. Mas mesmo assim ainda podemos chegar numa cota crítica, podendo medir 1,60m ou 1,50m, mas não deve baixar mais que isso, devido as situações climáticas. A gente só vai ficar mais tranquilo em relação ao nível do rio já pro final de outubro quando nós tivemos chuvas regulares”, concluiu.

PUBLICIDADE