Socorro Neri lança projeto Um Dia Com a Prefeita

Um dia de conhecimento e muito aprendizado. Desta forma pode ser definido o projeto Um Dia Com a Prefeita, idealizado pela prefeita Socorro Neri e que teve sua 1ª edição realizada nesta segunda-feira, 23. Cerca de 30 crianças da Escola Municipal Dona Mozinha Feitosa, localizada no Ramal Beira da Judia, no Canaã e, que estão no 5º ano do ensino fundamental, tiveram a oportunidade de passar uma manhã inteira na sede da Prefeitura de Rio Branco para conhecer o dia-a-dia, o trabalho da prefeita Socorro Neri e também um pouco da história da capital do Estado.

“Nós temos muito a aprender com as crianças, devemos ouvi-las sempre, inclusive para melhorar a gestão do município. Elas nos apresentaram demandas para melhorar a escola, para melhorar o bairro delas e esse ‘Um Dia Com a Prefeita’ tem, também, esse significado. A cidade é boa à medida em que ela cuida do futuro das crianças e também do presente. Uma cidade boa é aquela que protege e promove o desenvolvimento da infância e da juventude, é isso o que estamos buscando fazer”, destacou a prefeita.

Os estudantes saíram da escola por volta das 7h30 e chegaram na Prefeitura às 8h da manhã. Antes de fazerem um passeio pelo prédio, elas tomaram café da manhã no jardim da Prefeitura e foram recepcionadas pela prefeita Socorro Neri e equipe. O secretário municipal de Educação, Moisés Diniz, também conversou com os estudantes e falou sobre o tamanho do desafio e responsabilidade da prefeita. “Imagina uma prefeita que tem que cuidar de 25 mil crianças, mais de 100 escolas, dezenas de postos e unidades de saúde, ruas, ramais, tira uma manhã inteira para fazer uma ação tão importante como essa e fazer essa atividade com as crianças? O Dia Com a Prefeita tem exatamente esse sentindo, de trazer essas crianças até aqui, mostrar o funcionamento da Prefeitura, a dificuldade e a luta que é administrar uma capital como Rio Branco”.

A visita foi guiada pelo historiador Marcos Vinícius Neves/ Foto: Ascom

A visita foi guiada pelo historiador Marcos Vinícius Neves que contou a história do prédio que era uma penitenciária, virou hotel e desde os anos 1980 é a sede da Prefeitura. Os estudantes puderam ver fotos antigas de Rio Branco, visitaram algumas secretarias que funcionam no prédio e conheceram a galeria onde estão expostos quadros de todos os ex-prefeitos e onde também está a faixa governamental usada pelos chefes do poder executivo municipal assim que são empossados e em ocasiões especiais.

Já na sala de reuniões elas puderam conversar com a prefeita e professora Socorro Neri, fizeram inúmeras perguntas sobre a rotina de trabalho e também não esqueceram de fazer cobranças por melhorias em sua escola e bairro. O procurador de Justiça, Sammy Barbosa, foi convidado pela prefeita para participar do início do projeto e falar aos pequenos estudantes de que forma o estudo pode transformar suas vidas e leva-los a ocupar os cargos mais importantes da cidade, do Estado e do país. “Esse é um projeto belíssimo da Prefeitura de Rio Branco de trazer essas crianças, principalmente dos bairros periféricos da cidade, para conhecer a Prefeitura, para ouvir essas mensagens de incentivo. A Educação é sem dúvida nenhuma a tábua de salvação desse país, é o caminho para o desenvolvimento e para outros momentos diferentes deste que estamos vivendo e quero parabenizar a prefeita Socorro Neri por essa iniciativa”.

A Educação é sem dúvida nenhuma a tábua de salvação desse país/ Foto: Ascom

Para poderem participar do projeto, um dos critérios estabelecidos é que os estudantes tenham notas boas. O pequeno Ryan de Oliveira de 9 anos ficou em 1º lugar entre todos os estudantes da rede municipal nas Olimpíadas de Língua Portuguesa e falou com entusiasmo sobre a possibilidade de conhecer o dia de trabalho da prefeita Socorro Neri. “Foi um dia muito bom e eu pude ver as coisas que a prefeita faz, o quanto ela se esforça para que a nossa cidade possa funcionar.

Já para Ana Clara de 10 anos a visita teve um componente a mais: é que no futuro ela disse que também pretende ser prefeita de Rio Branco. “Hoje eu pude aprender várias coisas, mas o que eu não esquecer nunca mais é que a prefeita me disse que também é de origem humilde como a gente, e que é só estudar que podemos ser tudo o que quisermos. Nunca vou esquecer desse dia, eu quero ser prefeita, é meu sonho”.

A professora Erenice Gomes, que também é diretora da Escola Municipal Dona Mozinha Feitosa, disse estar muito emocionada com a possibilidade de trazer as crianças até a Prefeitura de Rio Branco e ter esse contato próximo com a prefeita Socorro Neri.

“Deu pra perceber que os alunos gostaram bastante desse dia, foi um ambiente diferente da realidade deles e puderam compreender como funciona o dia-a-dia da prefeita. Esse é um projeto muito bonito que merece e deve continuar, que outras crianças também possam ter a oportunidade de viver e aprender tudo o que nos foi mostrado hoje”.

Para Ana Clara de 10 anos a visita teve um componente a mais: é que no futuro ela disse que também pretende ser prefeita de Rio Branco/ Foto: Ascom

PUBLICIDADE