Quando o assunto é expansão e crescimento do negócio ou mesmo abrir um negócio, muitos empresários acabam optando pelo modelo de franquias. O mercado de franquias do Brasil é um dos maiores do mundo.
E quem disse que não temos uma franquia 100% acreana, errou.
A primeira hamburgueria artesanal do Acre, agora também está presente no modelo de franquia, em Porto velho, Manaus, Cruzeiro do Sul e abrindo a primeira unidade fora da região norte, em Ribeirão Preto-SP.
Esta semana, os sócios da hamburgueria Freguesia ganharam mais um motivo para comemorar, receberam a patente oficial da marca. Embora haja rumores sobre uma suposta falência, os empreendedores comemoram o sucesso da marca, dentro e fora de Rio Branco, como conta Thiago Profeta, sócio e chef da hamburgueria: “ Vem muita coisa boa de fora para dentro do estado e nós estamos mostrando que um empreendimento genuinamente acreano, pode sim, ser sucesso em outros estados. Com dedicação e um excelente produto temos tido cada vez mais o reconhecimento tanto local, como de empreendedores de outros estados que desejam investir na franquia.”
Pesando no modelo ideal de expansão do empreendimento, o empresário conta que o estudo da franquia durou quase 4 anos e que antes de vender uma franquia, sempre é feito um trabalho de estudo mercadológico para saber se a cidade que receberá o empreendimento, dará condições ao franqueado de obter o retorno de investimento e o faturamento, conforme as previsões da franquia. Outro aspecto muito importante é que o franqueado é uma escolha. “Ele estará associado a marca, por isso nós buscamos conhecer ao máximo, e temos alguns requisitos que devem estar de acordo, antes de licenciar o empreendedor.”
A marca, agora registrada, traz um conceito muito além da alimentação. Espaço e cardápios temáticos, ofertam aos clientes uma experiência gastronômica única. Um dos destaques da casa é o hamburguer batizado de “O Acre existe”, uma homenagem que promete elevar ainda mais a cultura acreana, feito com costela cozida no tucupi, maionese especial de jambu, e chips de castanha chapeadas com manteiga de garrafa, esta delícia, fez a Freguesia, campeã do concurso Festival Brasil Sabor e agora vai encantar a muitas pessoas Brasil e o mundo afora.
Vale a pena investir no mercado de franquias, seja para empreender em um novo negócio, ou para proporcionar crescimento ao seu negócio.
Na hora da escolha da franquia o que influencia muito é seu objetivo como empreendedor, há desde franquias menores que exigem menor investimento a franquias maiores, é importante também ter algum tipo de afinidade com o setor em que se pretende investir, caso queira para conhecer um pouquinho melhor sobre esse universo é válido também visitar a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do brasil que ocorre anualmente em São Paulo.
Seguem 3 dicas na hora de escolher uma franquia para se inspirar em 2020:
TENHA CONSCIÊNCIA DOS PRÓPRIOS RECURSOS
Tenha em mente o valor que você possui em imediato para o investimento, para que quaisquer entradas de outros valores sejam tratadas como plus para aumento do capital de giro ou fundo de reserva.
Mas, calma como já dito há franquias de vários tamanhos: as de baixo investimento (até R$100 mil), as de médio investimento (de R$ 100 mil a R$ 500 mil) e as de alto investimento (a partir de R$ 500 mil).
PERFIL EMPREENDEDOR E AFINIDADE COM SEGUIMENTO
Ao interessar-se por uma franquia há um processo de seleção, onde há a avaliação do perfil do possível franqueado, o candidato tem que possuir empreendedorismo na veia e analisar de maneira séria a afinidade com o setor pretendido, isso define parte do sucesso do negócio, existe um processo bem definido e as marcas ao franquearem seu modelo de negócio tem critérios na escolha dos franqueados para garantir o sucesso.
Não escolha por glamour ou modismo, saiba se suas afinidades, princípios e valores estão em harmonia com os da marca.
ANÁLISE DE MERCADO
Se você já achou a franquia ideal e já sonha com o negócio pronto, pare um pouco e faça uma análise de mercado da região, e da aceitação do produto, para que a assertividade seja ainda maior.
Mesmo em casos que a franqueadora apresente suas próprias pesquisas, visite as lojas converse com franqueados mais experientes, realize sua própria pesquisa de campo.
NUNCA FOI SÓ BATOM
O Nunca foi só batom é um projeto que ajuda mulheres a formatarem seu modelo de negócio através de uma metodologia prática e dinâmica. No dia 1 de novembro acontecerá mais uma edição da oficina, na sede do Sebrae. Siga as redes sociais e fique por dentro desse movimento @NUNCAFOISOBATOM.
DEIXA EU CONTAR SUA HISTÓRIA
Interage Comigo! Se você tem um história bacana que envolve o seu empreendimento, me conta!
Faça um sugestão, eu adoraria saber o que você gostaria de ver por aqui! @ASFCAROL.