FESTIVAL CULTURA DE PAZ
A quarta edição do Festival Cultura de Paz chega ao Centro Cultural Lydia Hammes nesta sexta-feira (25), a partir das 14h, com o tema “Empoderamento da Mulher”. O evento é gratuito e terá apresentação do grupo Vivarte, com o espetáculo Madre Amazônia, dança do ventre, slam, graffiti ao vivo, além de uma roda de conversa sobre a temática.
O projeto conta com patrocínio do Ministério da Cidadania e apoio via emenda parlamentar do ex-deputado federal Angelim, e tem como objetivo levar 10 ocupações artísticas para dois espaços da cidade: Centro Cultural Lydia Hammes (bairro Aeroporto Velho) e Praça da Revolução (Centro). Além do Empoderamento da Mulher, o festival aborda outras quatro temáticas: Povo da Floresta, Direitos LGBTQI+, Juventude e Empoderamento Negro.
VEREDA DE SALVAÇÃO
O Grupo de Teatro da Ufac apresenta o espetáculo “Vereda da Salvação”, de Jorge de Andrade, neste sábado (26) às 17h, no anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Os professores Flávio Lofêgo e Leonel Carneiro, do curso de Artes Cênicas: Teatro, assinam a direção da peça, que foi escrita entre 1957 e 1963 e estreou pelas mãos de Antunes Filho. “Vereda da Salvação” é um marco da dramaturgia nacional e representa uma virada no teatro de Jorge de Andrade que se volta para a classe brasileira menos favorecida.
O texto foi inspirado em episódio verídico ocorrido na cidade de Malacacheta, no sertão de Minas Gerais, e propõe uma reflexão sobre a vida das massas oprimidas a partir da história de um pequeno povoado que tem sua realidade modificada pela chegada de uma nova religião.
O aniversário da Casinha Ocupação Cultural traz neste sáabdo(26), à partir das 18 horas, o Encontro dos Mestres da Cultura Popular no Acre com Mestre Sabiá, Mestra Zenaide Parteira e Mestre da Marujada Brig Esperança, Aldenor da Costa.
AS MALCRIADAS
O espetáculo As Malcriadas encerra a temporada neste sábado (25) com sua última apresentação, no Teatro Barracão, às 18 horas. A peça é livremente inspirada no clássico “As Criadas”, de Genet e aborda uma dramaturgia baseada no estudo da linguagem Pajubá, e traz também referência ao movimento drag queen.
De acordo com a Wikipedia, o Pajubá é “o nome de um dialeto popular constituído da inserção em língua portuguesa de numerosas palavras e expressões provenientes de línguas africanas ocidentais, muito usado pelo chamado povo do santo, praticantes de religiões afro-brasileiras como candomblé, e também pela comunidade LGBT”.
O espetáculo é financiado pela Prefeitura de Rio Branco e a direção é Sarah Bicha.
SAMBA POPULAR LIVRE
É neste sábado (26), o Samba Popula Livre Canta João Nogueira e Paulo César Pinheiro. Mensageiros da música, uma parceria de composições que traduzem a história do samba. O evento começa às 19h, no Casarão.
CINE CLUBE OPINIÕES
O Cine Clube Opiniões deste sábado (26) traz o Documentário “Virando a Mesa do Poder”. Alexandria Ocasio-Cortez, Cori Bush, Paula Jean Swearengin e Amy Vilela são quatro mulheres muito diferentes, assim como seus lugares e histórias de vida. Mas todas elas têm algo em comum: elas são candidatas novatas pelo partido Democrata e seus adversários são alguns dos homens mais influentes e poderosos dos EUA.
Para o debate após a exibição, as convidadas são Lidiane Cabral e Micele Andressa.
O Cine Clube ocorre no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco, à partir das 19 horas.
CINE ARAÚJO
No Cine Araújo, a programação de filmes continua com Coringa, Projeto Gemini, Angry Birds 2 – O Filme, Malévola – Dona do Mal e Zumbilândia – Atire Duas Vezes, única estreia da semana.
Coringa tem classificação indicativa de 16 anos e tem sessões dubladas e legendadas. Na sala 1, o filme é exibido às 16h45, 19h e 21h15, dublado e em 2D. Já na sala 6 os horários das sessões são às 15h15, 17h30, 19h45 e 22h, legendado e em 2D.
O filme Projeto Gemini, estrelado pelo ator Will Smith tem classificação indicativa de 14 anos. O filme é exibido na sala 5, dublado e em 2D, às 19h e 21h15.
Único filme com classificação livre, Angry Birds 2 – O Filme é exibido apenas às 17h, na sala 5, dublado e em 2D.
Sucesso da Disney e estrelado por Angelina Jolie, Malévola – Dona do Mal, tem classificação indicativa de 10 anos e é exibido em duas salas. Na sala 2, dublado e em 2D, às 15h, 17h15, 19h30 e 21h45. Na sala 4, dublado e em 3D, às 16h45, 19h e 21h15.
Já a estreia da semana, Zumbilândia – Atire Duas Vezes, tem classificação indicativa de 16 anos e é exibido na sala 3, dublado e em 2D, às 16h, 18h, 20h e 22h.