Empreendedorismo e Inovação: Perspectivas e Desafios para o Estado do Acre

O desenvolvimento socioeconômico dos estados brasileiros da região Norte, em especial do Acre, depende em grande medida da capacidade empreendedora de suas instituições para gerar as necessárias inovações em seus produtos, serviços e práticas. Se, por um lado, ainda há carência de recursos humanos e financeiros para isso nesses estados, por outro lado, o momento é muito favorável para investimentos em ações de empreendedorismo e de inovação em toda a Região Amazônica.

Sabe-se que a inovação é fundamental nos dias atuais, sendo o resultado da aplicação de novos conhecimentos. Para tanto, as cooperações entre empresas, instituições de ensino e pesquisa e organismos governamentais são comprovadamente o melhor caminho para aumentar o desempenho socioeconômico dessa região.

Os fundamentos, desafios e benefícios dessas cooperações – que estão na raiz da retomada do desenvolvimento socioeconômico acreano – serão o foco de dois importantes eventos abordando a temática “Empreendedorismo e Inovação: Desafios e Perspectivas para o Estado do Acre”:

  • Em Rio Branco, o evento acontecerá na noite de 06/nov no Teatro da UNIMETA;
  • Em Cruzeiro do Sul, o evento ocorrerá na manhã de 19/nov no Teatro dos Náuas.

Esses eventos são direcionados à empreendedores, pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados nos assuntos de empreendedorismo e inovação. Eles fazem parte de um programa nacional coordenado por uma unidade do “Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”, através do seu Núcleo de Gestão Empresarial, sendo financiado pelo CNPq/”Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico”. Eles estão sendo realizados pela primeira vez no Estado do Acre, viabilizados por uma parceria com o Governo Estadual acreano através da sua “Secretaria Estadual da Indústria, Ciência e Tecnologia”/SEICT.

A palestra principal será proferida pelo Coordenador desse programa, Dr. Marco Silveira, que é pesquisador na área, autor de dezenas de artigos e livros, professor em cursos de Mestrado e Doutorado (UNIFACCAMP), de pós-graduação (UNICAMP) e consultor associado da Fundação Dom Cabral. Nessa palestra serão abordados três temas principais: a. análise do potencial empreendedor das várias regiões do Acre; b. como a inovação de produtos e em serviços podem contribuir para a geração de emprego e renda no Estado; c. modos para organizar empresas e demais instituições visando aumentar as inovações e a capacidade empreendedora acreana.

Na sequência haverá um painel de debates com a participação de importantes instituições acreanas públicas e privadas, que trarão suas contribuições sobre esses três temas acima descritos. Até o momento já estão confirmadas as presenças do Ministério da C&T, da SEICT, da UFAC/”Universidade Federal do Acre”, FECOMERCIO, SENAIAC, SESI-AC e do Presidente da FIEAC/”Federação das Indústrias do Estado do Acre”, Sr. José Adriano Ribeiro da Silva; aguarda-se a confirmação de mais outras importantes instituições.

As inscrições para ambos os eventos são gratuitas!

  • Rio Branco (06/nov) – Link para inscrições: https://bit.ly/2Mb116s
  • Cruzeiro do Sul (19/nov) – Link para inscrições: http://bit.ly/2nuJQ7J Informações: através do telefone (19) 3746.6138 ou do e-mail [email protected]
PUBLICIDADE